• Home
  • Saúde
  • Saúde de Casimiro de Abreu realiza mutirão de preventivos em cinco postos neste sábado

Saúde de Casimiro de Abreu realiza mutirão de preventivos em cinco postos neste sábado

Além do ESF Autoepson Diniz Carvalho em Rio Dourado é um dos cinco postos de saúde que realizarão o mutirão de preventivos neste sábado.

O exame preventivo é o meio mais eficaz de prevenção ao câncer de colo de útero. Em Casimiro de Abreu, um esforço concentrado tem sido feito pela Atenção Básica de Saúde para que as mulheres procurem os postos de saúde e façam o exame.

No próximo sábado, dia 22, o Mutirão de Preventivos ocorrerá nos seguintes postos: Jomar Tardelli Bastos (Peixe Dourado), Lecir Pacheco (Professor Souza), Autoepson Diniz Carvalho (Rio Dourado), Antônio Cavalcanti (Serra) e Antônio Anésio Marchon, no Bairro Industrial. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

O exame preventivo identifica possíveis lesões causadas pelo HPV. O material é colhido do útero e enviado para análise em um laboratório. O exame é simples e rápido. O exame de colo de útero deve ser feito por mulheres entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual. Para que o preventivo seja colhido, a mulher não pode estar menstruada e nem ter tido relação sexual ou feito uso de duchas ou lubrificantes vaginais nas 24 horas anteriores ao exame.

É importante saber que existe vacina contra os principais tipos de HPV, responsável pelo câncer de colo de útero, mas não todos. Portanto, mesmo que a mulher já esteja vacinada, é preciso que o exame seja feito, na faixa etária recomendada.

Galeria de Fotos

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso