• Home
  • Saúde
  • Saúde de Casimiro de Abreu promove VIII Fórum de Atenção Primária

Saúde de Casimiro de Abreu promove VIII Fórum de Atenção Primária

Tema deste ano foi os Desafios e Perspectivas de imunização em meio à Pandemia”

Sob o tema “Desafios e Perspectivas de Imunização na Atenção Primária em Meio à Pandemia”, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 7, o VIII Fórum de Atenção Primária. O evento foi realizado no auditório do Centro de Educacional Batista, na Sede, e reuniu profissionais de saúde das mais variadas áreas, sobretudo enfermeiros, agentes comunitários, coordenadores de saúde, entre outros. 

O Fórum deste ano buscou ampliar as discussões sobre os instrumentos de planejamento para vacinação, fomentando a  articulação da Rede Pública de Saúde, com ênfase na oferta de serviços, definições das portas de entrada , fluxos e referências nos contexto de desafios da vacinação em Casimiro de Abreu. 

Em sua fala, o secretário municipal de Saúde, Pedro Gadelha, no cargo há menos de uma semana, elogiou o evento e lançou um desafio a todos os presentes. “Desde o dia 1 o lema de nossa Secretaria é: ‘ A saúde que eu ofereço é a saúde que eu quero receber?”. 

Amilton Douglas, enfermeiro do ESF Autoepson Diniz Carvalho palestrou sobre a atuação da enfermagem no planejamento e gestão da imunização nas unidades básicas de saúde. Logo em seguida, Magna Rosa Miranda, coordenadora de imunização, fez um amplo retrato do que foi os dois anos e meio de pandemia de Covid-19 em Casimiro de Abreu.

 “O que aprendemos, os desafios do uso do sistema de informação, fake news e necessidade de especialização dos profissionais”, foram algumas das abordagens. 

O Fórum também discutiu os “Impactos positivos com a vacinação na população na prevenção de doenças infecciosas, uma visão hospitalalocêntrica” (Luana da Silva Souza). 

A violência contra a mulher e a criança foi discutida na exposição de palavras “As vozes de Casimiro contra a mulher e a criança”.

Sobre esse tema palestraram os enfermeiros Alex Peixoto (coordenador de Atenção Primária); Amilton Douglas e Luma Guida Menezes Maeda; e os professores: Simone Mendes, Laura Johnson da Silva. 

Outras pessoas presentes ao evento: Lia Iecker ( chefe de gabinete da SMS); Marcos Roberto Teixeira (Conselho Municipal de Saúde); Andrea Navarro (subsecretária municipal de saúde e Rahissa Rocha, coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Galeria de Fotos

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso