Saúde de braços abertos

Na manhã desta terça, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe do CEAPS- Centro de Especialidades em Ações Programáticas em Saúde, em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde e a coordenação de Saúde Bucal realizou uma ação nos arredores da Casa de Cultura, em Casimiro,  para acolher as pessoas em situação de rua. 

Aferição de glicose e pressão arterial, testes rápidos de HIV, avaliação de saúde bucal, distribuição de preservativos e kits com escova de dente, creme e fio dental, café da manhã e orientações de saúde em geral foram ofertadas durante toda a ação. 

A psicóloga Lia Carvalho explicou alguns dos desafios para o cuidado das pessoas em situação de rua tais como: contornar as ações de repressão, consolidar as ações intersetoriais e aprimorar as condições de oferta dos serviços.

“Alguns dos problemas de saúde mais recorrentes nessa população são: problemas nos pés, infecções, DST/ HIV/aids, gravidez de alto risco, doenças crônicas, consumo de álcool e drogas, saúde bucal e tuberculose, por isso temos que fomentar ações que visem alcançar este público.” disse a profissional.

“É nosso dever enquanto profissionais de saúde realizar esse acolhimento e também a prevenção e a promoção da saúde. Levar o nosso trabalho até as pessoas em situação de rua é aproximá-las de uma vida mais digna e mais acessível aos serviços públicos de saúde.” disse Tamiris Rosa, coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde. 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso