Precisamos dar um basta nisso!
O Programa de Saúde da Mulher em parceria com o Núcleo de Atenção de Saúde da Família- NASF realizou na manhã desta sexta-feira, dia 11, uma roda de conversa voltada para mulheres sobre violência doméstica.
Karin Miguel, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher abriu o evento com uma fala da escritora ativista pelos direitos femininos Simone de Beauvoir “Que nada nos defina, que nada nos sujeite, que a liberdade seja nossa própria substância”.
A palestra realizada no CREM, em Casimiro de Abreu, faz parte de diversas ações da Secretaria de Saúde para celebrar o Dia Internacional da Mulher. E não há nada melhor do que celebrar essa data transmitindo conhecimento e tendo a certeza de que as mulheres estão seguras.
Eliana Silva de Carvalho, assistente social do NASF explicou a importância de identificarmos os diversos tipos de violência e as formas que as mulheres têm para se proteger e denunciar seus agressores.
“Muitas vezes o agressor é aquele homem que leva café da manhã na cama e à noite bate na mulher. Ele faz com que ela perca seus vínculos familiares e a ameaça caso ela denuncie. Mas é preciso romper com esse ciclo, porque nenhuma mulher merece estar presa numa relação abusiva.” disse Eliana.
Mulher, se você sofre algum tipo de violência, DENUNCIE.
Polícia Militar, ligue: 190.
Central de atendimento à mulher, ligue: 180
Maria da Penha Online, acesse: https://www3.tjrj.jus.br/mariapenhavirtual/
Tipos de violência
PATRIMONIAL: Ocorre quando o agressor retém, subtrai, parcial ou totalmente, destrói os bens pessoais da vítima, seus instrumentos de trabalho, documentos e valores.
SEXUAL: Qualquer ação cometida para obrigar a mulher a ter relações sexuais ou presenciar práticas sexuais contra sua vontade.
FÍSICA: Qualquer ato que prejudique a saúde ou a integridade do corpo da mulher.
MORAL: Ocorre quando a mulher sofre com qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria praticada por seu agressor.
PSICOLÓGICA: Toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa.