• Home
  • Saúde
  • Roda de Conversas marca Campanha Outubro Rosa durante esta semana

Roda de Conversas marca Campanha Outubro Rosa durante esta semana

Comunicação direta, clara, sem rodeios. De mulher para mulher. Assim foram as duas rodas de conversas realizadas em Casimiro de Abreu sobre o Outubro Rosa, campanha  celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. 

O primeiro evento promovido pelos departamentos de Vigilância em Saúde e Programa Saúde da Mulher,  com apoio do Departamento de Atenção Básica e Controle e Avaliação ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 6, na Praça Feliciano Sodré, no Centro. De forma franca, a ginecologista Eliane de Lima Rangel alertou às mulheres presentes sobre a importância do autoexame de mama, da procura de atendimento médico, de orientação e busca de serviços de saúde. 

Com 43 anos de experiência, Eliane disse que a melhor forma de prevenir o câncer de colo de útero causado pelo HPV é ter relações sexuais com responsabilidade. “Precisamos educar nossas filhas, netas a se resguardar. O corpo da mulher é como um santuário. Precisa ser cuidado”, observou.

O evento foi finalizado com um Aulão de zumba promovido pelo professor Vitor Cunha.

Já na sexta-feira, o Outubro Rosa foi realizado no Cine Teatro Meus Oito Anos, também no Centro de Casimiro. O evento realizado pela Apoimune-CA – Associação de Pessoas com Doenças Autoimunes e Crônicas – chamou a atenção para a necessidade de prevenção ao câncer de mama.

 Entre as participantes, a enfermeira Izabelle Almeida enfatizou a importância do exame de toque como uma das principais ferramentas de se detectar a doença – curável quando diagnosticada rapidamente em 90% dos casos. 

Também houve o relato emocionado de Luciana Medeiros, enfermeira do Hospital Municipal, que enfrentou e hoje está curada da doença.

A roda de conversa também contou com as presenças da psicóloga Brenda Lemos, que destacou a importância da saúde emocional da mulher, e da fisioterapeuta Giseli Pirassoli, responsável por uma ginástica laboral no final do encontro. 

Galeria de Fotos

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso