Revitalização da beira rio é tema de Audiência Pública em Barra de São João

Se reinventar, avançar e crescer, preservando a nossa história e nossas vocações, gerando renda e novas oportunidades para todo o distrito de Barra de São João. O projeto de revitalização da Beira-Rio foi tema da audiência pública, que ocorreu na tarde de quinta-feira (09), no auditório do Centro Administrativo Célio Sarzedas.

O projeto prevê a recuperação de casarios coloniais pertencentes à Prefeitura, construção do polo gastronômico, preservação do manguezal, reforma dos decks, acessibilidade, nova iluminação pública, entre outras melhorias.

O prefeito Ramon Gidalte esteve presente no evento juntamente com o secretário de Obras, Rafael Jardim; a secretária de Turismo, Adriana Grillo; o secretário de Meio Ambiente, Samuel Barreto, representantes da empresa responsável pela elaboração do projeto, além de membros da sociedade civil e empresários do trade turístico.

Alguns questionamentos abordados pela população no primeiro encontro realizado no ano passado foram alterados no projeto. Mas o principal assunto questionado foi o lançamento de esgoto sem tratamento no rio São João.

“Temos uma grande oportunidade de resolver um problema de décadas de Barra de São João. Já estamos em tratativas com a empresa concessionária de água e esgoto para que faça a instalação da rede coletora paralelamente às obras de revitalização. Estamos aguardando o recebimento do estudo técnico. A Secretaria de Meio Ambiente será um órgão fiscalizador para que seja implantada a Estação de Tratamento de Esgoto. Todas as licenças ambientais precisam ser respeitadas”, disse Samuel Barreto.

Atualmente, o projeto de revitalização está num procedimento de manifestação de interesse (PMI) e o edital de licitação deve ser publicado ainda neste primeiro semestre do ano.