Na última semana foi realizado no CREM, em Casimiro de Abreu, um procedimento especial na cidade: a aplicação de uma medicação para tratamento de uma doença intestinal rara, a Doença de Crohn.
O município de Casimiro é uma referência na Região dos Lagos no diagnóstico e tratamento de doenças raras. Segundo o doutor João Gabriel Daher, médico geneticista responsável pelo setor, a estimativa de pessoas com alguma doença rara na cidade está em torno de 4 mil habitantes.
Se você tem alguma doença rara ou tem alguma doença ainda sem diagnóstico, busque sua Unidade de Saúde da Família e também o CREM. Nós podemos ajudar!
Saiba mais sobre a Doença de Crohn:
O Projeto de Lei 825/22 inclui no rol de doenças graves e raras do Sistemas Único de Saúde (SUS) as enfermidades inflamatórias intestinais graves como a Doença de Crohn e a Retocolite.
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.
Essa doença é crônica e pode ser provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo.