Refeições voltarão a ser ofertadas nas escolas municipais

Com o retorno das últimas turmas às atividades presenciais, previsto para a próxima semana, o setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação já se prepara para a retomada do fornecimento integral da merenda no ambiente escolar. A previsão é que já na segunda quinzena de setembro as escolas municipais já estejam aptas a fornecer refeições aos alunos. Com isso, o Kit alimentação, distribuído durante a pandemia para atender provisoriamente os alunos enquanto as escolas estivessem fechadas, deixará de ser entregue pela Secretaria de Educação.

Atualmente, as escolas municipais disponibilizam aos alunos lanches individuais no período em que os alunos permanecem no ambiente escolar, como explica a responsável pelo setor de nutrição da Secretaria de Educação, Janine Espindola. “Por se tratar de um retorno gradual e escalonado, tivemos que adaptar também a alimentação dentro das escolas. Frutas, sucos, pães são ofertados aos alunos no período em que estão na escola. O plano de retomada prevê a oferta de alimentos o menos possível manipulável como forma de evitar a propagação de contaminação”, disse Janine.

A secretária de Educação, Gracenir Oliveira, informou que os espaços físicos das unidades escolares foram readequados para a segurança e conformidade dos protocolos sanitários, inclusive os refeitórios. “Investimos em adequações estruturais, em EPIs, em condições sanitárias e, também, com preparo adequado às refeições dos nossos alunos. Queremos garantir um retorno com segurança e com bem-estar também na parte nutricional”, afirmou Gracenir.

Kit alimentação

Com o retorno das refeições nas escolas, a distribuição do kit alimentação será interrompida, como explica Gracenir. “Desde o início do ano, realizamos a entrega de cerca de 30 mil kits de alimentação. Sabemos da importância da alimentação escolar para as nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. Por isso, não medimos esforços. Mas, como a merenda voltará de forma integral, a distribuição foi encerrada este mês”, explicou a secretária.