• Saúde

“Quem cuida da Mente, cuida da vida” é tema da Campanha Janeiro Branco

Ansiedade, depressão e estresse. É comum você ouvir que esses são o mal do século. Com a proposta de promover o cuidado com a saúde mental, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Campanha “Quem cuida da Mente, cuida da vida”. A mobilização Janeiro Branco acontece em todo o País no mês de janeiro e propõe uma reflexão sobre a importância de atividades que proporcionem mais qualidade para saúde mental das pessoas.

Em todo o município, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf) realiza encontros com atividades acerca do tema nas Unidades Básicas de Saúde e espaços públicos, como praças.

Nesta sexta, o tema foi aberto para os coordenadores da equipe da Secretaria de Saúde num encontro na Câmara de Vereadores. A proposta é que todos eles também sejam multiplicadores da campanha.

A programação conta com rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes , panfletagem em espaços públicos, além de dinâmicas motivacionais.

No último dia 08, aconteceu uma roda de conversa na ESF Jomar Tardelli, no bairro Peixe Dourado, em Barra de São João; nesta quinta, dia 10, moradores da localidade Córrego da Luz, na região Serrana, participaram de um bate papo sobre depressão.

📌Confira a programação a partir desta sexta:

17/01: Roda de Conversa – UBS Jomar Tardelli (Peixe dourado) – 9h –
21/01: Roda de Conversa – UBS Palmital – 10h – Tema: O cuidado com a saúde mental
22/01: Sala de Espera no INSS em comemoração ao Dia dos Aposentados – 9h – Tema: O cuidado com a saúde mental
22/01: Sala de Espera na UBS Mataruna – 13h – Tema: O cuidado com a saúde mental
22/01: Roda de Conversa com funcionários do Hospital Municipal – 14h– Assunto: O acolhimento do sofrimento psíquico
23/01: Panfletagem – Projeto Verão – Praça Santa Ely – 18h
25/01: Sala de Espera – UBS José Carlos Pinto – 13h –Tema: O cuidado com a saúde mental (infância e adolescência)
29/01: Panfletagem – Projeto Verão – Praião de BSJ – 18h
30/01: Cineclube – CAPS – 14h – Filme: A Corrente do Bem
31/01: Encerramento da Campanha – Espaço Mente Saudável – BSJ – 15h – Com apresentação cultural