Proteja-se contra a Leptospirose

Em 2023 foram registrados 3 casos de leptospirose em toda a cidade. A doença é transmitida pela exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. A doença infecciosa quando não tratada a tempo pode ser fatal.
Por isso é muito importante que você saiba identificar os sintomas e as formas de prevenção.


Leptospirose
O que é?
Doença infecciosa causada pela exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. Quando não tratada a tempo pode ser fatal.


Quais os sintomas?
Os sintomas são divididos em 2 fases: precoce e tardia.Na fase precoce os sintomas são: febre, dor de cabeça, dor muscular, principalmente nas panturrilhas, falta de apetite, náuseas/vômitos.


Na fase tardia, a manifestação clássica da leptospirose é a síndrome de Weil, caracterizada pela tríade de icterícia (tonalidade amarelada da pele), insuficiência renal e hemorragia, sendo mais comum a pulmonar, além de síndrome da angústia respiratória aguda e outras manifestações hemorrágicas – pele, mucosas, órgãos e sistema nervoso central.


Proteja-se!
Faça a limpeza do seu quintal regularmente;

  • Não acumule lixo e faça o descarte em local correto, utilizando sacos plásticos bem vedados;
  • Não tenha contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem nessas águas.
  • Se a sua residência for acometida por alagamentos é importante realizar a limpeza de todo espaço utilizando botas e luvas e descartar todos os alimentos que tiveram contato com essa água;


Encontrou ratos em casa?

  • Permita que os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizem a visita domiciliar e avise a eles caso tenha encontrado algum rato em casa;
    -Ligue para a Vigilância:
    Vigilância Epidemiológica: 2778-9800 ramal 2527
    Vigilância Ambiental: 2778-9800 ramal 2528

Formulário enviado com sucesso