• Home
  • Meio Ambiente
  • Proprietários rurais devem ficar atentos ao Cadastro Ambiental Rural

Proprietários rurais devem ficar atentos ao Cadastro Ambiental Rural

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Gerência do Serviço Florestal (GESEF), e a empresa Ambientagro Engenharia, está realizando o Cadastro Ambiental Rural das propriedades localizadas na área rural do município.

A Ambientagro é responsável pela execução do Projeto “CAR nas Ucs”, que consiste na elaboração do Cadastro Ambiental Rural nos imóveis localizados no interior e na zona de amortecimento na Unidades de Conservação Estaduais. Em Casimiro de Abreu, eles vão atuar na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima. As demais localidades rurais serão atendidas pela Semmads.

O CAR é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e tem a finalidade de reunir as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Esse cadastro é o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental do imóvel, sendo as informações cadastradas, recebidas, integradas e gerenciadas pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).

A inscrição do imóvel no CAR, além de cumprir a obrigação legal, garante inúmeras vantagens aos proprietários, tais como: comprovação de regularidade ambiental do imóvel; segurança jurídica; acesso ao crédito agrícola; potencial como instrumento para planejamento do imóvel rural e acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Além da execução dos CAR, a equipe do projeto realizará palestras de esclarecimentos sobre o tema e a capacitação de agentes públicos e privados, visando ampliar a rede de atendimento aos proprietários de imóveis rurais.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: car.gesef.inea@gmail.com ou ambientagrorio@ambientagro.com.br, ou entre em contato com o Inea – Gerência do Serviço Florestal (GESEF), pelo telefone: (21) 2332-5521, e a Ambientagro Engenharia, pelo telefone: (21) 99594-1654.

Para mais informações, o proprietário rural pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu pelo telefone 2778-1732. A Semmads funciona na Estrada Serramar, Km 01, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso