• Divulgação

Projeto TransFormar busca estreitar relação entre a escola e as famílias

O projeto TransFormar promoveu nesta semana “Rodas de Conversa” entre a comunidade escolar e as famílias de Casimiro de Abreu, quando responsáveis puderam conversar um pouco sobre como se fortalece a articulação escola e família.

De acordo com a psicóloga da equipe pedagógica Comunidade Educativa – CEDAC, Marília Novaes, um dos propósitos do projeto é contribuir com o resgate das relações mais humanizadas na escola e disseminar reflexões sobre a educação das crianças. “Nosso objetivo é estreitar o diálogo da família com a escola, sempre com vistas no sucesso da trajetória escolar da criança”, ressaltou.

Durante esta semana, os encontros aconteceram nas unidades escolares: Creche Gélio Alves Faria, Escola Municipal Renata Tavares Bastos, Centro de Educação Infantil Municipal Nossa Senhora da Saúde, Escola Municipalizada Moysés Silveira, Escola Municipal Christiane Siqueira Salles de Carvalho, Creche Municipal Emília Bastos Muzy, Pré Escolar Anexo ao CECA Municipalizado, Centro de Educação Infantil Municipal Professora Elizete de Oliveira Pinto, CIEP Brizolão 459 Municipalizado José Bicudo Jardim, CIEP Brizolão 406 Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos, Creche Municipal Antônia de Souza Silva e Creche Municipal Pastor Luiz Laurentino.

TransFormar – Criado em 2015, o projeto é uma iniciativa do Instituto João e Maria Backheuser, realizado em parceria com a organização CEDAC e Prefeitura de Casimiro de Abreu. O TransFormar promove a capacitação de diretores, professores orientadores e equipe técnica da secretaria com o objetivo de apoiar a gestão do ensino oferecido às crianças e jovens do município. Trata-se de uma formação continuada visando o aprimoramento da gestão do sistema escolar e a prática de leitura diária nas salas de aula da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I.

Além dos encontros entre a equipe do TransFormar, Secretaria de Educação e responsáveis sobre a relação escola e família, aconteceram encontros com os diretores. Durante a tarde de terça-feira, os diretores das escolas de Casimiro e de Barra de São João tiveram mais um encontro de formação com a equipe do Transformar. A proposta foi colocar em reflexão as esferas da gestão escolar com foco na aprendizagem dos 7.338 alunos da Rede de Ensino Municipal.
Além de ampliar a visão do educador, com a troca de experiências e vivências dos profissionais de Rede Municipal, esses encontros despertaram a reflexão sobre os espaços de aprendizagem que os alunos têm na escola, além da importância do diálogo com as famílias.