Projeto Recriar lança livreto escrito pelos alunos

O lançamento do livro ‘O Passeio do Abraço’ foi nesta quinta-feira, dia 17. Esse é o título de um livreto escrito por um grupo de 9 adolescentes, de 12 a 14 anos, assistidos pelo projeto Recriar da Secretaria de Assistência Social, em Casimiro de Abreu. No lançamento teve roda de conversas, leitura compartilhada, apresentação dos alunos e, é claro, um momento de autógrafos.

Os alunos também receberam outros livros de presente. Foto Bianca Azevedo

O livreto é resultado de uma experiência bastante enriquecedora realizada pelos adolescentes. A proposta surgiu com um passeio ciclístico inusitado no qual os adolescentes levaram cartazes com a frase “abraço grátis”, visitando alguns locais, como unidades de saúde e a delegacia, distribuindo abraços a quem quisesse. O passeio foi proposto pelo instrutor Rômulo Silva.

“A ideia foi desenvolver uma ação interdisciplinar com os adolescentes e tomou uma grande proporção. Fomos muito bem recebidos em todos os locais que visitamos. Estamos tão carentes de atenção que um abraço despretensioso chega a emocionar quem recebe.  Pra mim também foi uma experiência inesquecível”, disse o instrutor Rômulo.

Raiane Soares do Nascimento. Foto Bianca Azevedo

Segundo a secretária de Assistência Social, Leila Márcia Barbosa de Souza, a experiência foi tão gratificante para a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da qual o projeto Recriar faz parte, que a ideia é realizar “o passeio do abraço” em outras ocasiões, estendendo aos outros projetos da Secretaria.

Willison Rosa, 12 anos autor da ilustração da capa, ao lado da coordenadora do Recriar, Jussara Guimarães. Foto Bianca Azevedo

A aluna Raiane Soares do Nascimento, 13 anos, está ansiosa pelo próximo passeio. “Achei muito bom visitar lugares que não estou acostumada e conhecer pessoas diferentes”, disse.  Além do conteúdo do livreto, a ilustração da capa também foi de autoria de um aluno. Com traços simples e um pouco tímidos, a criação foi do adolescente Willison Rosa, 12 anos.

O livreto está disponível para apreciação no Recriar, localizado na Rua Geni da Cruz Leite, s/nº, Santa Therezinha, em Casimiro de Abreu.

PROJETO RECRIAR – Voltado para crianças e adolescentes de 03 a 14 anos de idade, das famílias assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). O projeto Recriar busca a melhoria na qualidade de vida de forma individual e coletiva, com de atividades recreativas, lúdicas e artísticas, desenvolvidas no contraturnos da escola.  O Recriar faz parte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso