• Saúde

Projeto Postura Saudável percorre escolas para orientar estudantes

Os quase 300 alunos da Escola Municipalizada Mataruna, da Prefeitura de Casimiro de Abreu, receberam, na última semana, o projeto Postura Saudável com fisioterapeutas da Secretaria de Saúde que levaram dinâmicas e orientações a respeito do tema. O peso adequado da mochila e a postura correta ao sentar foram algumas das questões abordadas que chamaram a atenção dos estudantes.

O projeto visa alertar tanto os alunos quanto os professores com relação à postura correta e o transporte do material escolar, a fim de prevenir doenças e alterações na postura e otimizar o rendimento do aluno.

Durante a abordagem, as fisioterapeutas Tiane Barbosa e Rívian Leite pesam as mochilas e orientam os estudantes. “Para não prejudicar a coluna, a mochila deve ter no máximo 10% do peso do aluno. Se o estudante pesa 50 quilos, a mochila deve ter até 5 quilos. Outra recomendação é sempre levá-la na costas com as duas alças. Essas medidas simples evitam dores, desconforto e futuros problemas mais sérios”, explicou Tiane Barbosa, coordenadora do Programa de Fisioterapia da Prefeitura.

Alguns alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, como Gabriel Coutinho, de 11 anos, e João Pedro de Oliveira Pedreira, de 13 anos, ficaram surpresos ao verificar que suas mochilas estavam acima do peso recomendável. “Vou retirar algumas coisas que não são necessárias trazer para escola, assim, vai ficar mais leve e não vai me prejudicar”, disse Gabriel Coutinho.

O projeto Postura Saudável, da Secretaria de Saúde, vem percorrendo as escolas de todo o município e a proposta retornar a cada uma delas de seis e seis meses para lembrar e manter os alunos em alerta.