• Home
  • Destaque
  • Projeto leva história dos 400 anos de Barra de São João para estudantes

Projeto leva história dos 400 anos de Barra de São João para estudantes

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ciep Municipalizado 406 Ludevis Teixeira Bastos estão percorrendo o Circuito Histórico e Cultural Barra 400 anos e aprendendo sobre Barra de São João, que neste ano completa quatro séculos de fundação. O passeio começa no Museu Casa de Casimiro de Abreu e segue até o Canhão, na Beira-Rio. É nesse trecho que se concentram os casarios do período colonial e árvores centenárias que são testemunhas vivas das transformações que Barra passou durante esses séculos.

Os alunos são guiados pela jornalista Erika Enne e Ivo dos Santos, que vão dando uma verdadeira aula a céu aberto sobre a cidade. Barra de São João é o berço da história do município e de Casimiro de Abreu, que se tornou o principal poeta da segunda geração do romantismo. Já recebemos o imperador Dom Pedro II e o naturalista Charles Darwin. Por aqui também passaram grandes artistas que registraram em suas artes os encantos desse lugar que ainda preserva um ar bucólico e encantador.

A ação faz parte do projeto Caminhos da História, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social em parceira com o Turismo e apoio da Guarda Municipal, com a proposta de resgatar a história de Barra de São João e repassá-la aos estudantes do distrito, despertando o sentimento de pertencimento e carinho pela cidade, além de torná-los multiplicadores desse conhecimento. São quatro séculos de muita história, casos e curiosidades que estão sendo passados para as novas gerações, mantendo viva a memória e a cultura da nossa cidade.

 

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso