• Meio Ambiente

Projeto Horta nas Escolas incentiva educação ambiental em Barra de São João

Alunos da Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio, em Barra de São João, tiveram uma manhã animada nesta terça-feira, dia 19. Sob a orientação de técnicos da Prefeitura de Casimiro de Abreu, eles tiveram uma vivência na horta orgânica cultivada na escola e plantaram mudas de árvores nativas no pátio.

Alface, couve, rúcula, salsa, cebolinha, espinafre e beterraba são alguns dos produtos que estão sendo cultivados no local. Além de conhecer os benefícios dos legumes e verduras, os alunos aprenderam na prática o cultivo de alimentos orgânicos, sem o uso do agrotóxico que provoca vários males à saúde e ao meio ambiente.

Entenderam o processo da compostagem e observaram que os restos das verduras e legumes consumidos na cozinha da escola agora vão para o lugar certo, são misturados à terra para servirem de adubo. Eles também colocaram a mão na terra. Ajudaram no plantio das hortaliças, na manutenção do espaço e no cercamento dos canteiros com as garrafas pet trazidas pelos próprios alunos durante as aulas.

A atividade faz parte do projeto Horta nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. Além de estimular uma alimentação mais saudável entre os alunos, busca trabalhar questões ambientais, como a importância dos animais para a natureza, o cultivo de alimentos orgânicos, compostagem, a reciclagem dos resíduos sólidos, entre outros. Em Barra de São João, mais duas unidades escolares possuem horta, o Ciep 406 Ludevis Teixeira Bastos e a creche do Palmital.

Para proporcionar um ambiente mais fresco e agradável, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também auxiliaram os alunos no plantio de mudas nativas no pátio da escola. Além de transformar e sombrear o espaço, a ação estimula os estudantes a cuidarem do meio onde vivem.