Projeto Executivo de Restauro entregue

Projeto Executivo de Restauro da Igreja de São João Batista é entregue a Prefeitura
Primeiro passo concluído.

Na tarde desta quarta-feira, dia 28, foi realizada a entrega do Projeto Executivo de Restauro da Igreja de São João Batista, no saguão do Centro Administrativo Célio Sarzedas , em Barra de São João.

O Projeto Executivo é um item imprescindível para a efetiva restauração da Igreja de São João Batista, visto que deve seguir o padrão normativo, os conceitos da teoria do restauro e da preservação, com todas as suas especificidades e detalhamentos necessários.

O Projeto Executivo será entregue à Secretaria de Obras e Serviços Públicos para que haja uma licitação para o início das obras de restauro.

O cronograma tem um prazo de sete meses para que o restauro seja concluído, seu valor está estimado em R$ 3,7 milhões.

Num discurso emocionado, a presidente da Fundação Cultural Luciana Garcia falou da importância do trabalho dos servidores da autarquia que auxiliaram a equipe da Urbanacon, empresa responsável pela elaboração do projeto, no desenvolvimento do material: “Essa é uma das primeiras construções do nosso município. Precisamos preservar a memória e a história dos nossos patrimônios culturais. Agradeço imensamente aos meus companheiros da Cultura por embarcarem juntos nesse projeto”, disse Luciana.

Já o prefeito Ramon Gidalte ratificou que o município possui recursos financeiros para execução da obra.  “Vamos utilizar o recurso da venda da CEDAE, que será investido exclusivamente em Barra de São João. Utilizaremos esse valor no restauro da Igreja de São João Batista”, comentou.

Veja a apresentação do Projeto Executivo acessando o link: https://bit.ly/3y2lpzz .

Participaram também do evento o Padre Gleison Lima, Vigário episcopal do Vicariato Litoral; padre Marco Zanco, da Paróquia da Sagrada Família, em Barra de São João; Carlos Fernando Andrade, arquiteto urbanista da Urbanacon; o vice-prefeito Lelei da Marmoraria; os vereadores Vitor de Doca, Maria de Fátima Canejo e Pedro Gadelha; Rafael Jardim, secretário de Obras, Mauro Goulart, secretário de Planejamento, a secretária de Turismo Adriana Grillo e  Ana Cristina Carvalho, diretora geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

A parceria da Prefeitura com INEPAC foi um ponto fundamental para que o todo o processo de restauro da Igreja de São João Batista seja finalmente iniciado.