• Turismo

Projeto “Caminhos da História” leva estudantes de Barra para uma viagem ao passado

Os alunos do 1º ao 5º da Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio, em Barra de São João, fizeram uma viagem no tempo. Por meio de imagens antigas da cidade, eles puderam conhecer um pouco mais sobre o lugar onde vivem e as transformações pelas quais o distrito passou.

Eles ouviram atentos as histórias contadas pela jornalista Erika Enne, da Secretaria Municipal de Comunicação Social, e Ivo dos Santos, da Secretaria Municipal de Turismo, se animando ao descobrirem como era Barra de São João.
Para o aluno do 2º ano Ruan Santos Nunes, a experiência foi muito legal, pois ele aprendeu coisas que não sabia sobre Barra. “Gostei muito de conhecer a história dos índios goitacás, que eram grandes guerreiros e muito corajosos!”, falou.

Eles percorreram a linha do tempo do distrito conhecendo a história dos índios que habitaram o nosso litoral; passaram pela primeira construção do município, a Igreja de São João Batista, erguida em 1619 na foz do rio São João; o trapiche, que virou o Museu Casa de Casimiro de Abreu; a antiga Praça da Alegria, que se transformou na Praça As Primaveras; a história da ponte caída e das palmeiras imperiais; e também puderam ver imagens do Carnaval e do Praião antigamente.

A ação faz parte do projeto Caminhos da História, que busca resgatar a história do distrito que neste ano completa 400 anos de fundação.