• Saúde

Programa Saúde na Escola leva cidadania a alunos da Escola Municipal Padre Paco, no Jardim Aparecida

Quando Saúde e Educação se integram o resultado é um só: SATISFACÃO. Este foi o sentimento que tomou conta de professores, coordenadores de saúde e cerca de 450 crianças, alunas da Escola Municipal Padre Francisco Peres Blasco (Padre Paco), no Jardim Aparecida,  na manhã e tarde  desta quarta-feira, dia 6. O motivo foi a apresentação do Programa Saúde na Escola (PSE), uma estratégia entre as secretarias municipais  de Saúde  (SMS) e Educação, visando o fortalecimento do desenvolvimento da cidadania para alunos da rede pública municipal, por meio de ações voltadas para a prevenção de doenças e suas consequências na vida futura dos alunos.

O PSE foi organizado pelo Núcleo de Educação e Saúde da SMS, com uma série de atividades  voltadas para  ações de saúde na escola e teve apoio de todas  as coordenadorias e programas da SMS

Durante todo o dia, as crianças receberam noção sobre hábitos alimentares,  prevenção ao tabagismo, ao álcool e também  a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); noção sobre saúde bucal, em que as crianças aprendiam por meio de brincadeiras o que é cárie e como escovar corretamente os dentes;  prevenção e noção de combate ao mosquito da dengue; noções sobre postura corporal, compatibilizando o uso adequado da mochila ao peso e altura das crianças,  e até mesmo verificação da caderneta de vacinação, quando as crianças eram a orientadas por meio de um bilhetinho a informar os pais sobre a falta de vacinação contra a covid-19.

“É de extrema importância para nossa escola, cuja comunidade está afastada do Centro da cidade, estas atividades. As ações do PSE facilitam  o entendimento sobre questões de saúde. Muitos pais tem dificuldade de entender que a Escola  também é um local para esclarecimentos”, explicou Geane Daudt, diretora da Padre Paco.

Com um sorriso do tamanho de sua alegria, a pequena Ester, de seis anos, era só alegria com o que seus olhinhos presenciaram durante toda a manhã. “Acho que tinham que fazer isso aqui, de novo”, finalizou.