Programa Rio Leite é apresentado aos produtores rurais de Casimiro de Abreu e região

Aumentar a produção e elevar a qualidade por meio de estímulo aos produtores rurais ligados à pecuária leiteira. Com este objetivo, técnicos da Emater Rio vieram ao Sítio Agrícola de Casimiro de Abreu explicar o Programa Rio Leite, da Secretaria Estadual de Agricultura, para produtores rurais locais e da região.

O Programa disponibiliza financiamentos de até R $40 mil para pequenos produtores, podendo ser pagos em 60 meses, com juros de 2% ao ano. Para participar, o interessado deve ter experiência na atividade, não estar inadimplente com órgãos fiscalizadores, fornecer sua produção legalmente, apresentar proposta com validade técnica e financeira, entre outros.

“Este programa é um programa de fomento da pecuária leiteira, específico para reestruturação da propriedade. Com ele é possível , por exemplo, a formação de pastagens, ordenha e criação de tanques de expansão”, explicou Flaviano Souza, gerente do Programa Rio Leite, responsável pela palestra..

Segundo Flaviano, há um amplo mercado que pode ser explorado pelos produtores rurais no Estado do Rio. 33% de toda economia rural do estado vem da produção de leite, mas na Região Centro, onde Casimiro está inserido, a média de produção por pecuarista é de apenas 168 litros anuais por cada vaca. O que é muito pouco.

Durante a palestra, houve oportunidades para se dirimir dúvidas sobre o programa, sendo aberta a palavra para cada produtor se manifestar. “Foi uma reunião muito produtiva e esperançosa para que retomemos a expansão da bacia leiteira em Casimiro de Abreu”, finalizou o secretário de Agricultura Douglas Veloso Macedo.

Compareceram ao Sítio Agrícola Priscila Bonifácio – presidente da Fundação Municipal Casimiro de Abreu); o supervisor local da Emater Casimiro de Abreu, Oduvaldo Gonçalves de Oliveira; o engenheiro agrônomo Rôemio Azeredo (Emater), produtores rurais, entre outros.