Programa Municipal de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro

Com o objetivo de aumentar a produção leiteira do município, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, deu início ao Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro. Na última terça-feira, dia 06, foi realizado o exame reprodutivo com ultrasom, para identificar os animais que estão aptos a iniciar o protocolo e prepará-los para receber a inseminação. A tecnologia utilizada será a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

De acordo com o médico veterinário Mauro Banho, a reprodução é o fator determinante na produção de leite, sendo que a produção de cada animal depende de sua habilidade de emprenhar. “A IATF é uma importante ferramenta que viabiliza o melhoramento genético de forma mais rápida, além de incrementar a performance reprodutiva do gado leiteiro. Nossa expectativa após a inseminação é que 50% das vacas estejam prenhas”, falou.

O programa está atendendo os produtores do Ribeirão. Na semana que vem, será realizado na comunidade rural do Visconde. A proposta é beneficiar os agricultores familiares que já estão dentro da atividade, ou que tenham interesse em começar. Os animais nascidos deste projeto serão utilizados na atividade leiteira do produtor.