Programa de Saúde Mental realiza caminhada pelo movimento da Luta Antimanicomial

Este mês de maio marca o movimento da Luta Antimanicomial no País. Com a proposta de discutir amplamente o tema, a Prefeitura, por meio do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, vem realizando rodas de conversas e ciclos de palestras para profissionais de saúde da rede municipal. Participe com a gente da programação cultural e de uma grande caminhada em prol do movimento pelo Centro da cidade, no dia 28, a partir das 14h, saindo da Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu, em Casimiro.

O dia 18 de maio marca no Brasil o movimento por uma sociedade sem manicômios, além de questionamentos relacionados ao estigma social em torno do sofrimento mental. A Prefeitura de Casimiro de Abreu conta com uma rede de atenção psicossocial para assistir às pessoas em situações crise, com processos de reabilitação substitutivos ao modelo asilar. A proposta é promover atendimento psicossocial, cuidar com respeito e carinho das pessoas para que elas tenham qualidade de vida, se sintam mais felizes e sejam incluídas no meio social.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza um serviço de caráter aberto comunitário constituído por uma equipe multiprofissional para atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo também aquelas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Cerca de 100 pessoas recebem assistência com terapias ocupacionais, que incluem alongamento, aulas de artes, oficina de música, desenho, atividades na horta, caminhadas, entre outras; além de acompanhamento psiquiátrico e psicológico. No local, os usuários também recebem diariamente alimentação.

A Secretaria de Saúde disponibiliza ainda atendimento ambulatorial ampliado em Barra de São João, no Espaço Mente Saudável, onde são assistidos até os casos mais graves.

O Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes disponibiliza dois leitos para atender as demandas psiquiátricas.

Serviço:

O CAPS está localizado na Estrada do Trinta, s/nº – Loteamento Perimetral Leste, em Casimiro de Abreu; e funciona das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (22) 27783435.

Em Barra de São João, o Espaço Mente Saudável fica na rua Bernardo Gomes, nº 320 – Centro (Beira-Rio); funciona das 8h às 17h. O telefone para contato é (22) 2774-5676.