Previne Brasil

Na última semana, a coordenadora de Atenção Básica, Thaís Guimarães, reuniu os ACS- Agentes Comunitário de Saúde, para tratar de assuntos relacionados ao trabalho dos agentes, incluindo o Previne Brasil. 

Na reunião os profissionais também puderam entender melhor como o Núcleo Ampliado de Saúde da Família- NASF funciona e potencializar o atendimento dado aos usuários. 

“É preciso sempre ouvir nossos ACS. São eles que vão de casa em casa, que estão mais próximos da população e que nos fornecem diversas informações que nos ajudam a melhorar cada vez mais os nossos serviços de saúde.” disse Thaís. 

A reunião foi realizada no auditório da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Saiba mais sobre o Previne Brasil: 

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional. 

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. 

INDICADORES DO PREVINE BRASIL

1 – Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação.

2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. 

4 – Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS. 

5 – Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada. 

6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre. 

7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Fonte: Site do Ministério da Saúde https://aps.saude.gov.br/gestor/financiamento/componentesfinanciamento/

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso