Prefeitura realiza ação para informar e orientar sobre os impactos do uso do agrotóxico

Para marcar o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxico, técnicos de vários setores da Prefeitura de Casimiro de Abreu deram início, nesta segunda-feira, às visitas nas propriedades rurais do município para traçar um diagnóstico e propor ações para a saúde dos trabalhadores, consumidores dos produtos agrícolas e também da natureza.

Após a elaboração de um questionário para avaliar o grau de compreensão dos produtores sobre a relação dos agrotóxicos com a saúde, produção agrícola e meio ambiente, os técnicos se dividiram em 4 grupos multidisciplinares e visitaram diferentes locais: Vila Verde, Assentamento Visconde, Ribeirão e algumas propriedades na região serrana.

Durante as entrevistas, os produtores receberam assistência técnica das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca, Núcleo de Defesa Agropecuária de Casimiro de Abreu e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA). Profissionais da Secretaria de Saúde aferiram a pressão dos agricultores, fizeram testes para verificar o nível de glicose e, alguns, já deixaram seus dados para consultar com o clínico geral que atende trabalhadores do município.

De acordo com a gestora ambiental Ariane Poubel, durante as visitas foi possível detectar a falta de informações dos produtores em relação ao uso do agrotóxico. “Os entrevistados tiveram dúvidas relativas ao seu uso, como: quais EPIs devem utilizar e como; o que fazer em caso de intoxicação; se é verdade que agrotóxicos fazem mal as pessoas e ao meio ambiente e se é possível produzir alimentos sem utilizar venenos para controlar pragas e doenças”, explicou.

A partir das informações obtidas, os técnicos irão programar as ações necessárias para os próximos anos de governo. Neste ano, já serão realizadas palestras e oficinas com os produtores rurais, como Oficinas de caldas naturais para controle de pragas e doenças; Demonstração de uso de EPIs para manipulação de agrotóxicos; Palestras sobre rentabilidade de produtos agroecológicos e orgânicos; sobre poluição do solo e da água e o índice de doenças provenientes do uso de agrotóxicos em nosso município.