• Divulgação

Prefeitura quer ampliar o Projeto Horta nas Escolas para outras unidades

O contato direto com a terra nas hortas orgânicas em cinco Unidades de Ensino da Prefeitura leva lições que vão muito além da sala de aula para os alunos da rede. É o projeto Horta nas Escolas! O trabalho vem alcançando resultados tão positivos que a Prefeitura quer ampliá-lo para outras unidades.

No CIEP 459 Municipalizado José Bicudo Jardim, a segunda maior escola municipal com cerca de 600 alunos, os estudantes do 8º ano se revezam com os demais para cuidar da horta. Todos eles participam. Preparam a terra, plantam, irrigam, acompanham o crescimento das hortaliças, colhem e levam tudo para o preparo da merenda.

“Acompanhar o processo desde o plantio até a colheita despertou na gente o interesse por experimentar as verduras. O mais legal de tudo isso é que nos alimentamos das verduras que produzimos porque tudo vai para nossa merenda”, comemora com entusiasmo a  estudante Valentine Rodrigues, de 14 anos (foto de capa).

Alface, couve, rúcula, salsa, cebolinha, espinafre e beterraba são alguns dos produtos que estão sendo cultivados no projeto. Os alunos aprenderam ainda na prática o cultivo de alimentos orgânicos, sem o uso do agrotóxico. As ações também buscam trabalhar questões ambientais, como a importância dos animais para a natureza,  compostagem, a reciclagem dos resíduos sólidos, entre outros temas relacionados.

O projeto Hortas nas Escolas acontece em cinco Unidades de Ensino da Prefeitura: além do CIEP 459 Municipalizado José Bicudo Jardim, ocorre na Escola Municipalizada Mataruna, ambos na sede do município, em Casimiro de Abreu; na Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio, no CIEP Brizolão 406 Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos e no Centro de Educação Infantil Municipal de Palmital, em Barra de São João.

É realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com apoio da comunidade escolar, e também da Secretaria de Agricultura e Pesca que fornece mudas e todo apoio técnico com a engenheira agrônoma Natália da Conceição Silva e a bióloga Vanessa Quintal.