Prefeitura inicia curso de formação do programa Guarda Sênior

A Secretaria de Segurança Pública iniciou na manhã de hoje (31) o curso de formação do Programa Guarda Sênior. Nas próximas duas semanas, os participantes receberão treinamento em diversas áreas, como noções de direitos humanos, mediação de conflitos, primeiros socorros, legislação municipal e práticas de policiamento comunitário. A proposta é fornecer aos aprovados as habilidades e conhecimentos necessários para desempenharem suas funções de forma eficiente e segura.

O prefeito Ramon Gidalte esteve presente no primeiro dia de atividades e falou sobre os projetos que a atual gestão vem desenvolvendo para o público da melhor idade. “Alegria muito grande em retomar esse projeto. Muito se fala em política para os jovens, mas também temos que valorizar quem ajudou a construir a história da nossa cidade. Temos projetos na Assistência Social, na Cultura e agora na Segurança Pública. É uma forma também de reinserção a sociedade, por isso fico tão feliz em ver esse programa se concretizando. Vocês estarão na linha de frente da nossa gestão, ouvindo demandas e orientando a população”, disse Ramon.

O programa também visa promover a integração entre gerações, uma vez que os guardas seniores trabalharão em conjunto com a Guarda Civil Municipal, compartilhando suas experiências de vida e contribuindo para uma visão mais ampla e inclusiva na abordagem dos desafios enfrentados pela comunidade. “A expectativa é muito boa. Sei da importância desse programa, que vai auxiliar bastante nosso trabalho, além de ampliar nossa área de atuação. Vocês serão um canal de comunicação com a população”, afirmou o comandante da Guarda Civil, Clayton Quintanilha.

Durante o curso de formação, os aprovados receberão treinamento especializado em noções de direitos humanos, mediação de conflitos, primeiros socorros, legislação municipal. “A participação dos idosos no programa representa uma oportunidade única de ‘reintegrá-los’ à vida ativa da cidade, permitindo que contribuam para a sociedade de forma significativa mesmo após a aposentadoria. Será uma experiência que vai agregar muito”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Wellington Lima.

Aprovada pela segunda vez, Dinorah Bonfim Ferreira elogiou a iniciativa da atual gestão de retomar o programa Guarda Sênior. “Moro em Casimiro de Abreu há 13 anos. Não tenho familiares aqui, sou sozinha. Esse programa é uma benção na minha vida. Conheço novas pessoas, troco experiências, saio mais de casa… Estou muito feliz em participar de novo da Guarda Sênior. Podem esperar muito afinco e dedicação”, garantiu Dinorah.