• Administração

Prefeitura inicia ações para regularização fundiária em Casimiro de Abreu

Com o objetivo de retomar os processos de regularização fundiária em Casimiro de Abreu, o prefeito Ramon Gidalte recebeu na manhã desta sexta-feira (16), a presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, Landijara Duarte. O deputado estadual Max Lemos também participou do encontro.

“Nosso objetivo é formalizar um termo de cooperação técnica entre o ITERJ e a prefeitura para a regularização fundiária de áreas públicas municipais,  e também a implementação de regularização plena para projetos de apoio para as comunidades. Temos uma meta a cumprir designada pelo governo do Estado, e queremos avançar na parceria com os municípios para a regularização fundiária”, explicou Landijara Duarte.

Após reunião no gabinete, o prefeito Ramon Gidalte juntamente com a equipe técnica do ITERJ percorreram as ruas dos bairros Perez Gidalte, Vilage do Poeta, Perimetral Leste, Vale do Indaiassú e Jardim Aparecida para analisar os locais que serão contemplados com os títulos de propriedade.

“Estamos com o mesmo objetivo nesta parceria. Além destas áreas, que são basicamente em área urbana, queremos viabilizar a regularização fundiária em todos os distritos de Casimiro de Abreu. Isso levará mais dignidade aos moradores e irá valorizar os imóveis como também contribuir para a melhoria da economia local. A prefeitura está aqui para somar”, disse Ramon Gidalte.

Também participaram do encontro o secretário de Planejamento e Processamento de Dados, Mauro Goulart, além dos vereadores Marquinho da Vaca Mecânica, Pedro Gadelha e Wellington Santos.

O ITERJ – O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro – ITERJ é uma autarquia vinculada à Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem como atribuição constitucional democratizar o acesso à terra – posseiros, sem teto e sem terra – intervindo na solução dos conflitos e nos processos de regularização fundiária.

Como órgão técnico, o ITERJ é o executor da política fundiária do Estado visando promover, ordenar e priorizar os assentamentos urbanos e rurais, em terras públicas e privadas.