Prefeitura de Casimiro de Abreu amplia testagem para covid-19

O governo municipal está realizando testes para o diagnóstico da covid-19 em todos os pacientes de qualquer idade que apresentaram ou estão apresentando sintomas respiratórios sugestivos para a doença. Os exames estão sendo realizados pelo Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes. Na unidade, a Secretaria de Saúde criou uma ala exclusiva com atendimento 24h para pacientes, onde há 5 leitos semi-intensivos com respiradores e 5 leitos clínicos.
O teste é feito do 3º ao 7º dia de sintomas, em pessoas sintomáticas de todas as idades, ou a partir do 10º dia de sintomas, dependendo da situação do paciente e cada tipo de teste.
Como estratégia determinante para adoção de condutas imediatas, como o isolamento e o tratamento, a Prefeitura utiliza o teste tipo RT- PCR, também conhecido como Swab, considerado padrão-ouro no diagnóstico da covid-19, realizado em pacientes de todas as idades com sintomas do 3º ao 7º dia. Já o teste rápido, em geral, é destinado para diagnosticar rapidamente profissionais de saúde e da segurança, idosos e outras pessoas do grupo de risco, além de membros da família (de casos positivos) que também apresentarem os sintomas. Este é realizado a partir do 10º dia de sintomas para sua maior eficácia no resultado, seguindo notas técnicas do Ministério da Saúde.
Ambos os testes estão sendo realizados pela rede municipal no Hospital com indicação médica.