Prefeitura começa a reforma da Capela São João Batista na próxima semana

A Prefeitura de Casimiro de Abreu começou a preparar o entorno da Capela de São João Batista para dar início a reforma do imóvel. Na próxima semana, a empresa responsável pela obra vai instalar os tapumes e a sinalização do local. A igreja é a primeira construção no município, datada de 1619, quando jesuítas ergueram uma capela em homenagem a São João Batista, na foz do Rio São João, marcando o início do povoado de Barra de São João.

De acordo com o projeto, a obra prevê recuperação na estrutura, pintura, iluminação externa e interna, novos assoalho, forro e telhado. Tombada pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), a Capela está há cerca de 12 anos fechada. A necessidade de reforma mobilizou o governo municipal, que cumpriu todas as exigências do Inepac.

A capela São João Batista e o cemitério integram um importante ponto turístico do município por fazerem parte de uma das mais belas paisagens, no encontro do Rio São João com o mar. Ao lado esquerdo situa-se o pequeno cemitério da extinta irmandade de São João Batista e ao fundo, o cemitério da também extinta irmandade do Sumo Sacramento, onde se encontram os túmulos do poeta Casimiro de Abreu e de seu pai.