Prefeitura cadastra agricultores para futuro assentamento

Em mais uma ação conjunta com o ITERJ – Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Casimiro promoveu na última quarta-feira (29), na sede do IPREV, o recadastramento de futuros beneficiários do projeto Agrovila Ypuca.

Os servidores do ITERJ se revezaram no atendimento a mais de 150 agricultores, que entregaram os documentos necessários para que os futuros assentados tenham acesso aos programas de incentivo a produção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

“É um sonho antigo, mas que o prefeito Ramon Gidalte quer tornar realidade o mais breve possível”, relatou Mauro Goulart, secretário de Planejamento, que acompanha a implantação destes Termos de Cooperação Técnica.

A prefeitura já enviou ao ITERJ a planta georreferenciada de uma área de 125 hectares, onde será implementado a fase inicial do projeto, e o instituto está providenciando os documentos para regularização do assentamento junto ao órgão federal (INCRA), inclusive o projeto das vias e lotes do parcelamento.

No próximo dias 11 de dezembro, o ITERJ retornará a cidade para uma repescagem de eventuais ausentes na ação, bem como para coletar e resolver documentos pendentes.