Prefeitura busca parcerias para encaminhar jovens ao mercado de trabalho como aprendizes

A preocupação com os jovens e adolescente no município de Casimiro de Abreu está em pauta. Na tarde da terça-feira, dia 5, as Secretarias de Trabalho e Renda e Assistência Social se reuniram com empresários locais para discutir sobre o programa do governo federal Jovem Aprendiz (Lei 10.097/200) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Lei 12.594/12).

O momento foi válido para troca de experiências. Os participantes falaram das suas dúvidas e dificuldades para manter os aprendizes. Também conheceram um pouco da realidade dos jovens e adolescentes, cumpridores de medidas socioeducativas e dos institucionalizados da Casa de Acolhimento.

“A ideia é aproveitar o programa do Jovem Aprendiz para dar oportunidades aos nossos  assistidos, principalmente aos da Casa de Acolhimento, que quando completam 18 anos deixam a unidade. Além do cumprimento da legislação, buscamos sensibilizar os empresários e comerciantes locais para essa situação”, explicou a secretária de Assistência Social, Leila Márcia Barbosa de Souza.

A iniciativa nasceu da proposta do Juiz Rafael Azevedo Ribeiro Alves que, junto com o governo municipal, está buscando alternativas para a efetiva aplicação da lei. Um novo encontro será marcado com a participação do Juiz para estreitar o relacionamento e verificar as alternativas cabíveis de serem aplicadas.

Quem tiver interesse em obter mais informações pode ligar para a Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, nos telefones (22) 2778-5143 / 2778-4642.