• Saúde

Prefeitura busca parceria com a UFF e Cooperativa para utilização de castramóvel em Casimiro de Abreu

Com o objetivo de realizar gratuitamente cirurgias para controle populacional de cães e gatos de forma itinerante em diversas localidades do município, a Prefeitura de Casimiro de Abreu promoveu uma reunião por vídeoconferência, na tarde de quarta-feira (20), para tratar de uma possível parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Nova Friburgo e a Cooperativa de Trabalho de  Proteção Animal visando a implantação do programa de castração no município.

Participaram da reunião o prefeito Ramon Gidalte, o secretário de saúde, João Paulo Goulart, a chefe de gabinete Adriana Grillo, o coordenador do Programa de Extensão Sustenta-Vida da UFF, Adriano Freitas, representando a cooperativa Celina Muller, além de protetores de animais da cidade.

“Assumi um compromisso de colaborar na causa dos animais em Casimiro de Abreu. Quero que o Poder Público possa estar à disposição destes apaixonados, e não protetores como são chamados, dos animais”, disse Ramon Gidalte.

No ano passado, a Prefeitura adquiriu um castramóvel. Mas o serviço de castração de cães e gatos de rua e domésticos nunca entrou em funcionamento devido a uma série de questões burocráticas que precisam ser resolvidas.

“Envolve muitas questões técnicas e burocráticas. As normas legais exigem uma série de recomendações, que não são fáceis de conseguir, para liberação do castramóvel junto ao Conselho de Veterinário. Os protocolos são demorados e tem um custo alto. A legalização leva cerca de um ano e meio”, disse o coordenador da UFF, Adriano Freitas.

De acordo com o secretário João Paulo Goulart, a Secretaria de Saúde ficará responsável pela aquisição de materiais e insumos para a realização do serviço. Uma nova reunião acontecerá nos próximos dias para o acordo de parceria ser firmado.

“Os protetores de animais têm vários outros problemas para serem resolvidos, mas a castração é a base da pirâmide”, disse a representante da Cooperativa, Celina Miller.