• Meio Ambiente

Prefeitura busca acordo para ampliar programas de educação ambiental, proteção e fiscalização na Reserva Biológica União

O prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, visitou na terça-feira (09) a Reserva Biológica União (Rebio) com o objetivo de buscar uma parceria para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o Chefe da Reserva, Whitson José da Costa Júnior, para ampliação dos programas de educação ambiental, proteção e fiscalização junto à prefeitura na área da reserva.

A Unidade de Conservação, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, disponibiliza sua estrutura física, além da área da Mata Atlântica preservada. A reserva ainda possui uma trilha inclusiva, a Trilha Interpretativa do Pilão, adaptada para pessoas com deficiência, com quase um quilômetro de extensão em meio a uma Mata Atlântica preservada, que abriga milhares de espécies, além do mico-leão dourado, espécie ameaçada de extinção, encontrada apenas nesta região do estado do Rio de Janeiro.

O prefeito esteve na Reserva Biológica União  acompanhado do vice-prefeito Lelei da Marmoraria, do secretário de Meio Ambiente, Alex Maurino, do secretário de Turismo Vespasiano Luz e do subsecretário Lucas Couto.

A área da Reserva Biológica União se estende pelas terras dos municípios de Rio das Ostras (53%), Casimiro de Abreu (46%) e Macaé (1%).