Prefeitura adquire 25 armas não-letais para a Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal de Casimiro de Abreu deu mais um passo importante para modernizar suas operações de segurança com a recente aquisição de armas não-letais, apresentadas na manhã de hoje (13) durante a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública. O objetivo é melhorar a eficiência das operações da guarda, priorizando a segurança dos cidadãos e dos próprios agentes.

Essa aquisição inclui 25 kits de dispositivos elétricos incapacitantes (arma de choque/spark), espargidores de pimenta, granadas de lacrimogêneo e lançadores de granada. Essas ferramentas serão usadas em situações em que o uso da força seja necessário, mas onde se busca evitar causar ferimentos graves ou morte. As armas não-letais são uma alternativa mais segura em comparação com armas de fogo tradicionais.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Wellington Lima, a aquisição das armas não-letais é parte de um esforço contínuo da administração da cidade em aprimorar a segurança pública e fornecer recursos modernos aos agentes da guarda. “Equipamentos não letais são especificamente projetados visando a incapacitação temporária. Esses equipamentos são menos agressivos e têm como função principal a imobilização de infratores durante situações que necessitem a utilização de força, mas sem causar lesões permanentes ou fatalidades”, explicou.

Desde o início da atual gestão, medidas estruturais estão sendo realizadas para aprimorar os serviços prestados à população, como treinamentos e capacitações que preparam os agentes para atuar em diferentes situações dentro do município. Recentemente, a Secretaria Municipal de Segurança Pública adquiriu 80 coletes balísticos para proteção dos guardas civis municipais.