Prefeitura acolhe pessoas em situação de rua durante a pandemia

Neste período de quarentena necessário para prevenção contra a covid-19, a Prefeitura de Casimiro de Abreu está fornecendo todo o apoio à população de rua.

Por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS -, da Secretaria de Assistência Social, as pessoas em situação de rua foram acolhidas provisoriamente no Ginásio Poliesportivo do bairro Industrial, em Casimiro de Abreu. No local, receberam kits com roupas de cama e produtos de higiene pessoal (colchonetes, lençol, cobertor, creme dental, escovas de dente, shampoo e sabonetes) e são fornecidas 4 refeições diárias.

Dentro do abrigo provisório também foi criada uma área para isolamento, para o caso de alguma pessoa apresentar sintomas de síndrome respiratória.

“Temos uma equipe técnica do CREAS de plantão no abrigo que auxilia nas necessidades, orienta e acompanha a situação da cada um. Se necessário, encaminha para atendimentos nos serviços da rede municipal. O trabalho que estamos fazendo neste período é super importante para garantir a proteção da população de rua, mais vulnerável. Todas as medidas tomadas atendem as orientações do Ministério Público”, explicou a secretária, Leila Márcia Barbosa.

O trabalho no período da pandemia é realizado em parceria com equipes da Secretaria de Saúde, que prestam orientações necessárias para a prevenção do coronavírus, realizam a triagem e avaliação de cada um antes da entrada no abrigo provisório; e da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil com a Guarda Municipal 24h no local.

O CREAS é uma unidade pública da política de Assistência Social e faz parte da Proteção Social Especial – Média Complexidade e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. O telefone para contato é: 2778-4642.