Prefeito reúne-se com empresários e ouve reivindicações

Ouvir reivindicações, traçar metas econômicas para 2021 e analisar medidas de impacto sobre os decretos municipais referentes à pandemia. Esses foram os objetivos da reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (12), no auditório do IPREV,  entre o prefeito Ramon Gidalte com empresários do setor de comércio, serviços e indústria de Casimiro de Abreu.

“Não vim aqui falar de uma fórmula, mas dizer que estamos juntos do empresariado. Este é o primeiro encontro de muitos”, disse Ramon na abertura do encontro.

Sobre Segurança, Ramon disse que a Prefeitura pretende aprimorar o sistema de monitoração de ruas por câmeras de vídeo. Ele lembrou que a Guarda Municipal tem déficit de agentes e que seu pensamento é ampliar o efetivo. Além disso, o prefeito sinalizou a possibilidade de armar parte da corporação.
Energia elétrica – O prefeito sugeriu que o empresariado local faça um abaixo-assinado  que respalde o esforço de se ter uma subestação de energia elétrica.
“Ano passado estivemos em Brasília e soubemos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que Casimiro de Abreu tem energia de sobra até 2023. Essa informação chegou até eles pela Enel.
O abaixo-assinado é mais uma forma de pressão para que a concessionária conclua a subestação.
Sobre cobranças de IPTU, em que empresários reclamaram dos juros cobrados no carnê passado, Ramon sinalizou que vai estudar a questão. Uma empresária questionou o pagamento de R$102 em tarifas de água. “A minha loja tem um vaso sanitário e uma pia. Um absurdo”.

O prefeito prontamente respondeu que vai direcionar o problema para que Águas de Casimiro, autarquia responsável pelo fornecimento de água, viabilize uma maneira de reduzir este tipo de tarifa.
O prefeito mostrou-se otimista em relação a 2021. O Município vive a expectativa de recuperar cerca de R$300 milhões devidos pela Agência Nacional de Petróleo por conta de royalties.
Um terreno, às margens da BR-101 poderá ser viabilizado para a construção de uma futura Zona Especial de Negócios.
Sobre cursos de capacitação para formação de mão de obra qualificada, Wallace Lopes, assessor municipal de Desenvolvimento Econômico, disse que está viabilizando junto ao Sebrae  a vinda de dois cursos a serem iniciados no segundo semestre desse ano.
Ramon disse ser favorável a uma campanha de estímulo para que o casimirense compre no município e não fora, conforme reclamação de outra empresária.
Por fim, ele concordou com a necessidade de se estimular o turismo local como forma de atrair emprego e renda para o Município. O prefeito enfatizou que algumas exigências legais que afetam o empresariado no Condomínio Industrial serão revistas.
“Fiquei contente com o acolhimento que o empresariado recebeu. O encontro foi muito satisfatório. Dá para perceber que o governo não vai ficar só no discurso”, resumiu Carlos Cesar Otávio de Oliveira, gerente de uma empresa no ramo offshore. “Temos certeza de que juntos sairemos dessa crise”, concluiu Ramon.