Prefeito recebe a visita de diretora do Instituto João e Maria Backheuser

O prefeito Ramon Gidalte conheceu de perto um pouco da parceria do município com o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB), através do projeto “Letras do Saber”, em visita à sede da Secretaria de Educação na manhã desta quinta-feira (26). Estiveram presentes na reunião a secretária da pasta, Gracenir de Oliveira, a diretora do instituto Anna Backheuser, além da equipe técnica da secretaria.

A parceria busca incentivar o engajamento de professores, coordenadores e diretores com o intuito de transformar, efetivamente, a aprendizagem dos alunos, além de aumentar o percentual das crianças alfabetizadas até o final do 3º ano.

“Tivemos uma reunião muito produtiva onde apresentamos o projeto Letras do Saber e de futuras parcerias com o município. Os desafios da rede, compartilhar com a equipe a visão geral das iniciativas do projeto, debater os programas federais  e ter acesso às verbas da União, além de conhecer como está o funcionamento das escolas no retorno das aulas presenciais também foram assuntos abordados durante o encontro”, disse Gracenir de Oliveira.

O INSTITUTO – Criado em 2007, o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) é uma instituição familiar, sem fins lucrativos, que acredita no papel da educação para transformar vidas e realidades. Inicialmente, suas ações eram voltadas para alunos, de baixa renda, matriculados em escolas públicas de Casimiro de Abreu. Neste primeiro momento, o IJMB promovia atividades pedagógicas e culturais no contraturno escolar, a fim de garantir educação em tempo integral a estes alunos.

Ao longo do percurso, o IJMB passou a desenvolver projetos para todos os envolvidos no processo de aprendizagem (gestores, educadores, alunos e familiares), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e, mais recentemente, com a de Conceição de Macabu. Sempre focado na melhoria da educação pública, o instituto promove programas de formação para gestores educacionais e escolares, formação para melhorias das práticas de ensino, construção de políticas públicas e iniciativas para fortalecer a relação escola-família, além de ter implementado um Prêmio para reconhecer escolas e educadores com melhor desempenho.