Município faz parte da Diocese de Nova Friburgo com duas paróquias
Gratidão! Foi a palavra desta manhã no café de despedida oferecido pelo prefeito Ramon Gidalte e pelo vice Marquinhos da Vaca Mecânica a Dom Luíz Antônio Lopes Ricci, antigo bispo da Diocese de Nova Friburgo. O sacerdote foi transferido para a Diocese de Itapetininga, em São Paulo, para onde seguirá após a Páscoa.
O café aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença do padre Alexandre Guidio e do vigário Sérgio Luiz, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, e do padre Marco Zanco, da Paróquia Sagrada Família, em Barra de São João, além de representantes da equipe de governo e da igreja católica. Representando o legislativo, os vereadores Denison Rangel, Vinicius Pereira e Pedro Gadelha marcaram presença.
O momento foi de gratidão, alegrias e homenagens. As irmãs Mallu e Júlia Costa Vervical leram uma carta de despedida à Dom Luiz. E como lembrança do município, recebeu das mãos da chefe de Gabinete, Thais Rodrigues, uma cesta com produtos agrícolas produzidos no município.
Dom Luiz esteve à frente da diocese por quatro anos e sete meses, e durante todo esse tempo, por meio dos padres Alexandre Guidio e Marco Zanco, o município sempre apoiou os eventos das paróquias. Dentre as parcerias lembradas pelo Bispo está a restauração e a inauguração da Igreja de São João Batista, em Barra de São João.
“A restauração da Igrejinha foi um grande presente para a Diocese! Agradeço ao prefeito e a toda equipe de governo a parceria, onde sempre buscamos o melhor para o nosso povo. Esse foi o único ato público que consegui estar presente. Não pedi a transferência, mas acolhi com o olhar da fé. Parto, mas levo Casimiro de Abreu no coração! Onde reina o amor, Deus aí está!”, disse Dom Luiz Antônio.
O prefeito Ramon Gidalte destacou o acolhimento que sempre recebeu de Dom Luiz, lembrando o grande papel social das igrejas. “Nunca tive a oportunidade de estar tão próximo de um Bispo Diocesano. Me sinto honrado e muito grato em recebê-lo no meu Gabinete para agradecê-lo. A parceria com as igrejas é muito importante pois elas vão aonde o poder público não consegue chegar. Ficamos tristes com sua partida, mas entendemos que a missão continua’, disse.
Nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, será celebrada uma missa de Ação de Graças pelo pastoreio de Dom Luiz, na matriz Nossa Senhora da Saúde, em Casimiro de Abreu. A missa terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da paróquia.
Fotos Vitor Nantes