• Home
  • Divulgação
  • Prefeito Paulo Dames propõe consórcio intermunicipal ao município de Rio das Ostras

Prefeito Paulo Dames propõe consórcio intermunicipal ao município de Rio das Ostras

O prefeito Paulo Dames propôs a criação de um consórcio público de saneamento intermunicipal ao prefeito de Rio da Ostras, Marcelino Borba, entre as duas prefeituras e o governo do estado no qual as autarquias Águas de Casimiro e o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Ostras passarão a atender, juntas, o distrito de Barra de São João e o município de Rio das Ostras. A proposta é que as autarquias passem a operar o sistema de captação, tratamento e abastecimento de água da Ponte do Baião, na região rural de Macaé. O encontro entre os prefeitos foi nesta terça-feira, dia 12, em Casimiro de Abreu.

Na ocasião, Paulo Dames aproveitou para reafirmar a parceria com Marcelino Borba para as duas prefeituras pavimentarem a estrada Velha de Rio Dourado, que corta dois municípios, até o posto da Polícia Rodoviária Estadual. A proposta é reunir recursos dos municípios para esta obra.

Sobre o consórcio para ampliação do serviço de saneamento, o prefeito Paulo Dames acredita que o trabalho de manutenção e o controle operacional do sistema de água vão melhorar, eliminando alguns dos maiores gargalos atualmente enfrentados pela população de Barra e de Rio das Ostras. “É a solução para os dois municípios. Vamos aprimorar as condições de saneamento em Barra e resolver os problemas de falta d’água”, disse Paulo Dames, fazendo comparação aos serviços atualmente prestados pela CEDAE.

“Os dois municípios vão ganhar. Atualmente, boa parte da arrecadação com a prestação do serviço é revertida pela CEDAE para a capital. Os municípios ficam com ônus de ajudar a prestadora com manutenção, abertura de valas, asfaltamento, tubulação, etc. Hoje, não conseguimos ter efetivamente o controle do sistema. Com a arrecadação dentro do município, o recurso será voltado para melhorias no próprio sistema, não vai mais para a capital e vamos ver as melhorias”, explicou Luiz Gomes, presidente da autarquia Águas de Casimiro.

O prefeito de Rio das Ostras aprovou a proposta de Paulo Dames. “É uma proposta excelente para resolver de uma vez por todas os problemas que temos no abastecimento de água. Vamos libertar a população de Rio das Ostras e de Barra de São João da CEDAE. Será um grande avanço”, afirmou o prefeito Marcelino Borba.

Também participaram do encontro o Secretário de Obras de Casimiro de Abreu, Alfredo Matheus; o procurador geral do município, Eduardo Pacheco; além dos vereadores do município Lelei da Marmoraria, Carlos de Itamar e Marquinho da Vaca Mecânica.

Na próxima quinta-feira, dia 14, o procurador geral de Casimiro de Abreu irá se reunir com a equipe do governo de Rio das Ostras a fim de tratar dos próximos passos para a criação do consórcio. #TrabalhandoPorNossaGente

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso