• Home
  • Meio Ambiente
  • Prefeito Paulo Dames entrega medalha de Mérito Ambiental nas comemorações ao dia do Meio Ambiente

Prefeito Paulo Dames entrega medalha de Mérito Ambiental nas comemorações ao dia do Meio Ambiente

Encerrando a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, na tarde desta quarta-feira, dia 5, em Casimiro de Abreu, foi entregue a Medalha de Mérito Ambiental ao grupo Rio Mar Natação, que há um ano e meio vem desenvolvendo trabalhos voluntários em Barra de São João no rio São João e também nas praias do distrito. Outra merecedora da medalha é a Dona Iolanda Machado Borba, também de Barra de São João, que não pode comparecer à cerimônia por motivos de doença mas irá receber a medalha em outro momento.

O prefeito Paulo Dames parabenizou os ganhadores da medalha e ressaltou a satisfação com os avanços do município na área ambiental. “Fico feliz com os resultados que a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com toda sua equipe, vem alcançando. Os ganhos são do município, temos que valorizar e cuidar do que é nosso!”, ressaltou Paulo Dames.

Durante o evento em Casimiro, também aconteceram as oficinas de macramê, fibra da bananeira, cimento e compostagem.

Além de toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente, participaram da solenidade os vereadores Tiago Magalhães e Alex Neves, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Gerson Viana, e outros membros da equipe de governo.

Conheça um pouco da história dos ganhadores da Medalha de Mérito Ambiental de Casimiro de Abreu:

O Rio Mar Natação teve sua origem no projeto Natação no Mar, que iniciou suas atividades no distrito de Tamoios. No entanto, a natação não teve continuidade do município vizinho, vindo logo depois para a Prainha de Barra de São João. Em janeiro de 2018, o instrutor André Patrocínio assumiu o projeto e a vontade de fazer a Natação crescer, fez cada participante se mobilizar para isso. Hoje, são 90 pessoas de todas as idades atendidas com aulas de natação na Prainha e no Praião de Barra de São João. Além de crescer em número, os integrantes formaram uma verdadeira família que vem melhorando a qualidade de vida de muitos moradores, especialmente do grupo carinhosamente chamado de “Geriatria, mais bravos que o mar!”. Os mais velhos se tornaram grandes incentivadores dos mais jovens, onde o orgulho toma conta de cada participante!

Além dos ganhos sociais que o projeto vem trazendo para os moradores de Barra de São João, o grupo vem realizando diversas ações ambientais no distrito, contribuindo com a construção de uma cidade mais limpa e bonita para se viver. Constantemente, eles fazem a retirada do lixo que chega até a Ilha Trinta Rés e também os resíduos que se acumulam na restinga do Praião e da Prainha. Parabéns a todos os integrantes do Grupo Rio Mar Natação! Porque se for para envelhecer, que sejamos todos Geriatria!

Yolanda Machado Borda, conhecida como Dona Yolanda, é natural do município de Carapebus e veio morar em Barra de São João aos 14 anos. Ela vive em um casario na Beira-Rio, onde é guardiã do meio ambiente local. Há 17 anos, ela fez a campanha para que não cortassem a Figueira que havia caído na Beira Rio no mês de Dezembro. Na época ganhou apoio da Defesa Civil e também de moradores. Hoje a árvore caída está linda e se tornou uma dos principais pontos turísticos de Barra de São João.

Defensora da manutenção da vida, ajudou a diminuir a mortalidade de gatos na Beira-Rio. Os animais comiam os Baicus que pescadores deixavam no gramado e morriam com o veneno do peixe. Após comprovar esse fato aos pescadores, ela conseguiu conscientizá-los a não jogar mais o pescado no gramado.

Yolanda é considerada a mãe da Guarda Municipal, fiscal número um da natureza, e apaixonada pelas belezas de Barra de São João.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso