Prefeito convoca reunião para tratar das chuvas de verão

No último dia 24, o distrito sede registrou 120 milímetros de chuva

Tendo em vista as chuvas do último dia 24, onde foi registrado 120 milímetros de chuva em quatro horas, e as previsões para os próximos meses, o prefeito Ramon Gidalte convocou uma reunião com a Defesa Civil, as Secretarias de Obras e Agricultura, e os administradores regionais de Casimiro de Abreu, Professor Souza, Rio Dourado e região serrana, para fazer um balanço dos acontecimentos. A reunião aconteceu no Gabinete, na tarde da última terça-feira, dia 26.

A barragem do bairro Industrial, em Casimiro de Abreu, construída na primeira gestão do prefeito Ramon Gidalte, há mais de 20 anos, tem sido um instrumento imprescindível para o controle do nível da água do rio Indaiaçu, evitando enchentes e inundações no bairro e em toda cidade. O prefeito Ramon ressaltou a necessidade de uma vistoria minuciosa e de outras ações preventivas.

“Reuni vocês aqui para discutirmos ações preventivas para controlar e minimizar os possíveis danos pelas chuvas que estão por vir. No dia 24, tivemos uma chuva muito intensa, como há muito tempo não acontecia e isso nos serviu de alerta. Temos que estar preparados para situações de emergência. Quero proatividade e criatividade de toda a equipe na solução dos problemas”, ressaltou o Ramon.

Muitas ações já aconteceram. O governo municipal vem investindo na reestruturação da Coordenadoria de Defesa Civil e muitos trabalhos já estão sendo desenvolvidos. Foi realizado o mapeamento para identificar os locais de risco no município; a capacitação constante da equipe e, em novembro, um simulado com alguns setores da Prefeitura para que estejam preparados para situações emergenciais.

“Temos ainda muitas ações a serem implantadas. Solicitamos a instalação de três estações meteorológicas no município que vão auxiliar na tomada de decisão. Estamos com o projeto para recrutar uma equipe de voluntários em cada bairro, que vão receber o treinamento necessário e nos auxiliar em situações de risco”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Salviano, que também fez um alerta:

“É necessário que toda população se responsabilize e tenha cuidados mínimos que fazem toda a diferença num momento de chuva intensa, como o correto descarte de lixo e entulho, por exemplo”.

No dia 27, quarta-feira, a reunião acontecerá em Barra de São João, com os administradores regionais.

O tema é tão importante para todo o município que, após a reunião, o prefeito Ramon Gidalte decidiu realizar uma live para informar e passar orientações para a população sobre o trabalho da Coordenadoria de Defesa Civil e como cada morador pode contribuir para que o município possa pelas chuvas de verão sem maiores danos.

A live será realizada nesta quinta-feira, dia 28, às 19 horas, pelo Facebook da Prefeitura.