• Administração

Pré-natal e ISTs na gravidez foram alguns dos assuntos discutidos no 5º Fórum da Atenção Básica

“Pré-natal para uma gestação saudável” foi o tema do 5º Fórum da Atenção Básica de Casimiro de Abreu, nesta quarta-feira, dia 19. Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, com destaque para Sífilis, foram alguns dos principais assuntos abordados pelos palestrantes, despertando a curiosidade dos participantes, em sua maioria agentes comunitário de saúde, médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e estudantes da área de enfermagem. Foi um encontro bastante proveitoso. Ao final, muitos aproveitaram para fazer perguntas.

Dados epidemiológicos apresentados pelo sanitarista Pabullo Marinho, coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, apontaram a sífilis como uma doença que vem crescendo continuamente no País, sobretudo, no estado do Rio de Janeiro alcançando o 6º lugar no ranking nacional, sendo superior a média nacional. Considerada, assim, uma infecção importante, que, se não tratada, pode ser transmitida para o bebê durante a gestação.

A doutora Eliana Rangel, ginecologista e obstetra, médica do Programa Saúde da Mulher da Prefeitura, abordou a gestante como protagonista do pré-natal e a importância do acompanhamento para a saúde da mãe e do bebê, além de sua contribuição para um parto mais tranquilo para a família.

Já o médico infectologista da Prefeitura, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, doutor Ezequias Batista Martins, ressaltou as ISTs e outras doenças que podem ser prevenidas para proteger a saúde do bebê.
Participaram também o Secretário Municipal de Saúde, Ibson Júnior; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gerson Vieira; a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Agnes Viana; e a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Eliana Silva.