• Home
  • Saúde
  • Postos de Saúde realizam testes rápidos para diagnosticar Infecções Sexualmente Transmissíveis

Postos de Saúde realizam testes rápidos para diagnosticar Infecções Sexualmente Transmissíveis

Você sabia que os Postos de Saúde de todo o município de Casimiro de Abreu realizam testes rápidos que auxiliam no diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? Para lembrar o Dia Mundial de luta contra as hepatites virais, 28 de julho, a Secretaria de Saúde vai realizar um dia inteiro de ações com testes rápidos, orientações a respeito do assunto e distribuição de preservativos, no dia 26, no CREM, no Centro de Casimiro de Abreu. Quem quiser participar é só chegar a partir das 9h.

Os testes rápidos são gratuitos e sigilosos e os resultados ficam prontos em aproximadamente 15 minutos. O teste é capaz de verificar as seguintes infecções: HIV, sífilis e hepatite B e C. A equipe do Programa de AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde está à disposição para esclarecer todas as dúvidas de quem precisar.

Qualquer pessoa pode ter uma Infecção Sexualmente Transmissível. Sinais diferentes no corpo podem indicar, como feridas, corrimentos e verrugas.

– Feridas

Podem causar dor ou não e apresentar bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha.

– Corrimentos

Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados com cheiro forte. É comum sentir dor ao urinar ou durante relação sexual.

– Verrugas

Podem crescer rapidamente, não doer e ter formas diferentes.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são transmitidas por contato sexual. A melhor prevenção, segundo profissionais de saúde, é usar preservativo sempre.

A falta de tratamento das pessoas com IST pode causar sérias complicações para o paciente, como: esterilidade; câncer; maior risco de contrair HIV/ AIDS; transmissão da mãe para a criança durante a gestação, causando parto prematuro, má formação ou até mesmo a morte.

Informações também podem ser obtidas no Programa de AIDS e Hepatites Virais que funciona na Secretaria de Saúde ou pelo telefone (22) 2778-5636.

Formulário enviado com sucesso