Plantio de mata ciliar marca o Dia da Mata Atlântica

A Prefeitura de Casimiro de Abreu comemorou o Dia Nacional da Mata Atlântica com a recuperação de 300 m² da Área de Proteção Permanente (APP) do rio Indaiaçú.

Durante a manhã, equipes das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, da Guarda Ambiental e da Fundação Municipal realIzaram o plantio de 30 mudas nativas no entorno da barragem do Bairro Industrial.

Além de marcar a data, a ação visa recompor uma área importante Casimiro de Abreu. “A mata ciliar é de suma importância para a manutenção da integridade dos corpos hídricos, os protegendo da erosão e do assoreamento que altera consideravelmente as características físicas e consequentemente o equilíbrio do ecossistema local”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Samuel Neves.

Ele destacou ainda que a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo e em contrapartida abriga uma das mais ricas biodiversidades do planeta. “A maioria das espécies de animais e plantas em risco de extinção no Brasil pertencem a Mata Atlântica. Casimiro de Abreu está comprometida com a preservação desse bioma e empenhada na recomposição florestal das áreas devastadas. Nos próximos meses estão previstas ações integradas com o objetivo de conscientizar a população da importância ecológica da região onde estamos inseridos. Somos privilegiados e precisamos encarar o meio ambiente como uma oportunidade e não um limitador de ações”, completou.