Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Casimiro de Abreu é aprovado na Câmara Municipal

O plano é modelo no Brasil por ter gestão tri partite – envolvendo Cultura, Educação e Turismo e constar em cota orçamentária

Na última sexta-feira (08), a Lei 2420/ 2024, que institui o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Município de Casimiro de Abreu foi votada e aprovada, por unanimidade, pelos vereadores na Câmara Municipal.

A data é um marco muito importante para as políticas culturais do município, como avalia a coordenadora executiva do Plano, a professora e produtora cultural, Adriana Izidoro. “A entrega deste plano para a sociedade civil é a realização de um sonho. Sonho que não é só meu e do Ponto de Leitura, mas que tive a honra de contribuir para que esse legado fosse deixado para Casimiro de Abreu”, destacou Isidoro.

O Plano de mais de 100 páginas foi feito com a participação de muitas pessoas – mais de 500 em todos os distritos – e o apoio de algumas instituições municipais. Para a presidente da Fundação Cultural, Luciana Garcia, existe uma imensa importância no Plano ter sido construído em conjunto com o setor público e a sociedade civil. “A Lei se torna para a população casimirense uma garantia de políticas públicas no setor e se soma aos muitos projetos já desenvolvidos pela Fundação Cultural”, ressalta a gestora.

É importante frisar que o Legislativo respeitou todas as demandas vindas da sociedade civil durante as plenárias de escuta e que não alterou nenhuma parte do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias . que o Plano Municipal, entregue à população em abril de 2023, aprovando-o na íntegra.

Agora, depois de virar Lei, o Plano volta para as mãos da sociedade, que deve se mobilizar e criar a Câmara Setorial do Livro, que atuará – de acordo com o proposto no plano – em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, para dar início às ações propostas, respeitando as metas de curto, médio e longo prazo.

Muito em breve o Plano deve ser publicado em formato de livro e ser distribuído nos equipamentos culturais e educacionais, assim como em comércios entre outros espaços públicos, para que a população tenha acesso ao plano na íntegra.

TRAJETÓRIA – O 1° Seminário do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Casimiro de Abreu foi realizado no dia 18 de abril de 2022, no Cineteatro Meus Oito Anos, em Casimiro de Abreu.

Com o objetivo fomentar a discussão sobre a importância de Políticas Públicas do Livro e Leitura, a elaboração e efetivação de Planos Municipais e Estaduais que garantam o acesso à Literatura para a sociedade civil, o evento teve palestras da ex-secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, Renata Costa, da gestora da Biblioteca Comunitária MANNS em Saracuruna, Duque de Caxias, Maria Chocolate e da representante do Plano Municipal do Livro e Leitura de Nova Iguaçu, Natália Reis. A mediação da mesa ficou por conta da gestora do Ponto de Leitura: Casa de Leitura Casimiro de Abreu, pertencente ao Projeto Leitura Viva, em Barra de São João, Adriana Izidoro.

Ao final do encontro, houve a eleição de um grupo de trabalho, que ao longo do ano de 2022 elaborou o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Casimiro de Abreu, com a participação da sociedade civil casimirense sob a consultoria de Renata Costa.

O prefeito Ramon Gildate, a presidente da Fundação Cultural, Luciana Garcia, a Subsecretária de Educação, Rogéria Borges também participaram do encontro que reuniu, membros do Conselho Municipal de Cultura, representantes da Academia de Letras do município – ACALE, escritores, professores, estudantes, mediadores de leitura, artistas da cidade, além de lideranças de outros municípios como Rio das Ostras e Cabo Frio.

Em 2024, no dia 7 de março o Plano foi lido na Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu e no dia 8 foi aprovado na íntegra pelos Vereadores. Como parte do plano de governo do prefeito Ramon Gildate, a Lei 2420/2024, traz o nome do chefe do Executivo municipal em homenagem pelo apoio.