Referência no combate à violência doméstica em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Patrulha Maria da Penha de Casimiro de Abreu recebeu agentes da Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras para um intercâmbio de conhecimentos e boas práticas. O encontro teve como objetivo principal apresentar o modelo de trabalho e as estratégias bem-sucedidas implementadas pela equipe casimirense.
Durante a reunião, o secretário de Segurança Pública, Wellington Santos, que assumiu a pasta recentemente, enfatizou a valorização da Guarda Civil Municipal e elogiou o trabalho da Patrulha Maria da Penha na proteção de vítimas de violência doméstica. “A Guarda Civil Municipal desempenha um papel essencial na proteção da sociedade, e iniciativas como a Patrulha Maria da Penha demonstram nosso compromisso em combater a violência doméstica. Nosso objetivo é continuar fortalecendo essas ações e dando cada vez mais suporte para que possam atuar com ainda mais eficácia”, afirmou o secretário.
A coordenadora da Patrulha de Casimiro de Abreu, Ariana Barbosa, destacou os avanços conquistados desde a criação do programa, ressaltando a importância da troca de experiências e o respaldo recebido do governo municipal. “Desde a implementação da Patrulha Maria da Penha, conseguimos fortalecer nossas operações e garantir uma maior proteção para as mulheres em situação de vulnerabilidade. Essa troca de conhecimento é fundamental para aprimorarmos ainda mais nossas estratégias e oferecermos um serviço cada vez mais eficiente”, explicou a coordenadora.
Por sua vez, a coordenadora da Patrulha de Rio das Ostras, Tamires Miranda, afirmou que o encontro foi muito proveitoso e contribuirá para o fortalecimento das ações de combate à violência contra a mulher na região. “Foi uma experiência enriquecedora conhecer de perto o funcionamento da Patrulha de Casimiro de Abreu. Certamente, levaremos muitas ideias para aplicar em nosso município e fortalecer ainda mais o trabalho que já realizamos”, disse a coordenadora.