• Saúde

Outubro Rosa: Dia D reúne cerca de 200 mulheres em diversas atividades que alertam para prevenção do câncer de mama

O dia D da Campanha Outubro Rosa foi sucesso, reunindo quase 200 pessoas no Pavilhão de Esportes, em Casimiro, nesta quarta, dia 23. O evento contou com a presença da médica do Programa Municipal de Saúde da Mulher, a doutora Eliana Rangel, que realizou uma roda de conversa tirando as dúvidas das participantes sobre o autoexame e as outras formas de prevenção do câncer de mama.

Uma das questões ressaltadas foi a importância do diagnóstico precoce.
“As mulheres precisam se observar, se cuidar. Não devem ter medo, principalmente aquelas com histórico de câncer na família. Se descoberto ainda no início, as chances de cura são enormes”, alertou a médica do Programa Saúde da Mulher.

Também estiveram presentes o prefeito Paulo Dames, o Secretário de Saúde, Ibson Júnior, profissionais da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF -, além do Conselho Municipal de Saúde, de pacientes e mulheres interessadas neste tema tão importante.

Um grande abraço simbólico marcou o início das atividades, seguindo de um aquecimento com zumba para animar as participantes e lembrar que atividade física é mais um aliado na prevenção do câncer de mama.

Um delicioso café da manhã foi oferecido. Equipes de saúde realizaram aferição de pressão arterial, massagem corporal e fizeram encaminhamento de pacientes para o agendamento de mamografias.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, o projeto social Oficina da Beleza levou o serviço de corte de cabelos, com a cabeleireira Rozani Ribeiro e sua equipe. A maquiadora Bianca Chagas, representante da marca Mary Kay, deixou as mulheres ainda mais bonitas e empoderadas com serviço de maquiagem.