Ônibus Lilás atende dezenas de mulheres em Casimiro de Abreu

Na última quinta-feira (20), Casimiro de Abreu recebeu a visita do Ônibus Lilás, através de uma parceria da Secretaria de Assistência Social do Município e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O veículo ficou estacionado na Praça de Eventos Jadilson Marchon Araújo, no bairro Jardim Aparecida. A ação contou ainda com a parceria da Fundação Leão XIII.

Equipado com salas fechadas para garantir privacidade, o ônibus lilás é um modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher. O projeto disponibilizou uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada, permitindo a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente o acesso das mulheres em situação de violência a esses serviços.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Karen Louzada, a ação foi bastante positiva. “A população compareceu e, além dos atendimentos, tivemos a oportunidade de ouvir as pessoas. É importante destacar que foi a primeira vez que o município recebeu esse projeto e já estamos trabalhando para que outras localidades sejam contempladas com a vinda do ônibus lilás, como por exemplo o segundo distrito, já que o número de atendimentos superou as expectativas dos representantes do Estado” disse Karen.

Foram emitidas isenções para 2ª via de certidão de nascimento, 2ª via de identidade e para certidão de casamento, além dos registros de violência doméstica, que foram o foco principal da ação. Fizeram parte ainda da programação o repasse de informações e orientações sobre as diferentes formas de violência praticadas contra a mulher, sejam elas físicas, morais ou verbais. Também foram expostos os posicionamentos jurídicos a serem tomados pelas vítimas desses atos.

Estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, além do prefeito Ramon Gidalte, que elogiou a iniciativa.