• Administração

Obras da Subestação de Energia Elétrica de Casimiro de Abreu são iniciadas

“Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar estar vivendo este momento no dia de hoje”. Foram com estas palavras que o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, recebeu a notícia do início da construção da nova subestação, que irá garantir um fornecimento de energia elétrica mais estável para os consumidores. O ato aconteceu durante a celebração de aniversário pelos 162 anos de Emancipação Político-Administrativa do município, na manhã de quarta-feira (15), no Parque de Exposição. O diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, ao lado do governador Cláudio Castro e demais autoridades, acompanharam o início das obras. A estrutura, com 16 MVA de potência, tem previsão de investimentos da ENEL na ordem de R$ 36 milhões.

Localizada próximo ao Parque de Exposições Henrique Baptista Sarzedas, a nova subestação, com entrada em operação prevista para o segundo semestre de 2022, vai abastecer cerca de 18 mil clientes, atenderá à crescente demanda por energia na região, contribuindo para aumentar a confiabilidade do sistema e melhorar o fornecimento em Casimiro de Abreu e de localidades vizinhas, como Barra do Sana e Rocha Leão.

Segundo o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, a obra dará condições para a continuidade do crescimento econômico do município: “A população vai receber mais energia e com mais qualidade, e, com isso, gerar mais renda e emprego”, disse.

O diretor-geral também agradeceu o trabalho dos empregados da concessionária do Rio de Janeiro por entregar bons serviços e atender a população.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reforçou a importância da inauguração das obras. “Esse empreendimento será importante para o desenvolvimento da região e para geração de empregos no município”.

Já o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gildate, destacou a importância da obra: “Essa obra não irá ajudar apenas Casimiro, ela vai trazer desenvolvimento para toda a nossa região. Então, por essa razão, sou muito grato à presença do governador do estado, do diretor-geral da ANEEL e também da ENEL aqui, pois acredito que este movimento irá fortalecer a conclusão desta obra tão importante”.

Nesta etapa de trabalho, serão construídas a casa de comando, as estruturas de concreto e as bases para equipamentos. Também será realizada a instalação de um transformador com capacidade de 16 MVA, a montagem do barramento e todo o cabeamento necessário para a operação da unidade. A construção da linha de transmissão que alimentará a subestação está prevista para ser iniciada ainda em dezembro deste ano.

“Temos o forte compromisso com nossos clientes e população da nossa área de concessão de fazer importantes investimentos que melhorem e ampliem a qualidade e a capacidade de novas conexões. Com essa obra, especificamente, vamos disponibilizar mais energia para os atuais e novos clientes da região permitindo um melhor atendimento aos nossos clientes”, afirmou a presidente da Enel Distribuição Rio, Anna Paula Pacheco.