A agricultura de Casimiro de Abreu acaba de dar um grande passo rumo à modernização e ao crescimento sustentável! Nesta terça-feira (1/04), produtores rurais do Município participaram do lançamento do Agrofundo no município, um programa inovador da Secretaria Estadual de Agricultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, que oferece linhas de crédito a juros baixos para impulsionar a produção no campo.
O evento, realizado no Cine Teatro Meus Anos, reuniu grandes lideranças, como o prefeito Ramon Gidalte, o secretário estadual de Agricultura Flavio Ferrari e o secretário de Agricultura e Pesca do Município, Douglas Veloso, e o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques, entre outros.
Durante a cerimônia, foi assinado um termo de cooperação para a manutenção de 170 km de estradas rurais, beneficiando cerca de 400 produtores e garantindo mais acessibilidade e desenvolvimento para a agricultura local.

O prefeito também anunciou a criação de um Fundo Municipal de Apoio aos Agricultores, que contará com recursos dos royalties do petróleo para impulsionar ainda mais o setor agropecuário de Casimiro de Abreu. “O crédito rural é fundamental para o desenvolvimento de nossa agricultura”, arrematou Douglas Veloso.
Crédito facilitado para o seu crescimento!
O Agrofundo oferece ao produtor rural créditos entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, com taxas de juros incrivelmente baixas de apenas 2% ao ano! O prazo para pagamento pode chegar a dois anos, dependendo da atividade financiada.
Os recursos podem ser utilizados para diversas atividades, como:
✅ Fruticultura e Floricultura
✅ Genética de Bovinos, Bubalinos e Caprinos
✅ Reforma e Formação de Pastagens
✅ Aquisição de Máquinas e Equipamentos
✅ Bovinocultura de Leite, Ovinocultura e Apicultura
✅ Energia Solar para propriedades rurais
✅ Cafeicultura e Avicultura
Como conseguir o seu financiamento?

O processo é simples e ágil! Basta que o produtor não tenha pendências bancárias ou fundiárias. O coordenador do programa, Ronaldo Soares, destacou que o prazo médio para liberação dos financiamentos é de apenas três a quatro meses. “Esperamos voltar aqui em quatro meses para a entrega do primeiro cheque simbólico de crédito”, declarou o secretário Flávio Ferrari.
Agrofundo
O Agrofundo é o programa de fomento agropecuário e tecnológico da Secretaria de Agricultura que oferece aos agricultores fluminenses empréstimos a juros baixos. Ele atende produtores de frutas, flores, mel, leite, ovos, orgânicos e agroindústrias de base familiar entre outros.
O objetivo do Programa é apoiar e fortalecer a atividade agrícola, promovendo o crescimento sustentável, a modernização e a produtividade no campo.
Programa Frutificar
Créditos de Investimento para a implantação, ampliação ou renovação de unidades de produção da Fruticultura no Estado do Rio de Janeiro, compreendendo a construção, reforma ou ampliação de infraestrutura, aquisição de máquinas e equipamentos (quando indispensáveis ao desenvolvimento da atividade financiada), bem como custeio associado, até a obtenção dos primeiros resultados econômicos.
Crédito de Custeio visando o atendimento das despesas normais do ciclo produtivo das atividades já implantadas, em todas as suas fases, compreendendo, inclusive, o beneficiamento primário da produção
Programa Multiplicar
Créditos de Investimento para a implantação, ampliação ou renovação de unidades de produção da Aquicultura no Estado do Rio de Janeiro, compreendendo a construção, reforma ou ampliação de infraestrutura, aquisição de máquinas e equipamentos (quando indispensáveis ao desenvolvimento da atividade financiada) bem como custeio associado, até a obtenção dos primeiros resultados econômicos.
Créditos de Custeio destinados ao atendimento das despesas normais do ciclo produtivo das atividades já implantadas, em todas as suas fases, compreendendo, inclusive, o beneficiamento primário da produção.
Programa Prosperar – Agroindústria
Concessão de financiamentos para Investimento e para Custeio visando a dotar as agroindústrias dos padrões mínimos para atendimento das exigências das autoridades sanitárias e do Fisco.
Programa Cultivar Orgânico
Créditos de Investimento visando à implantação, ampliação ou renovação de unidades de produção orgânica no Estado do Rio de Janeiro, compreendendo a construção, a reforma ou ampliação de infra-estrutura para a produção orgânica, aquisição de máquinas e equipamentos (quando indispensáveis ao desenvolvimento da atividade financiada), bem como Custeio Associado, até à obtenção dos primeiros resultados econômicos.
Programa Florescer
Créditos de Investimento visando à implantação, ampliação ou renovação de unidades de produção da Floricultura no Estado do Rio de Janeiro, compreendendo a construção, a reforma ou ampliação de infra-estrutura, aquisição de máquinas e equipamentos (quando indispensáveis ao desenvolvimento da atividade financiada) bem como custeio associado, até à obtenção dos primeiros resultados econômicos.
Créditos de Custeio para o atendimento das despesas normais do ciclo produtivo das atividades já implantadas, em todas as suas fases, compreendendo, inclusive, o beneficiamento primário da produção.
Programa Rio Genética
Financiamento para Investimentos semifixos destinados às aquisições de matrizes, reprodutores, sêmen, embriões e gestações de bovinos, bubalinos e caprinos de alta linhagem, de raças especializadas na produção de leite, e investimentos fixos para a infra-estrutura da atividade leiteira do imóvel rural.
Programa Rio Leite
Financiamentos pecuários de Custeio para a reforma e recuperação de pastagens nativas e cultivadas, reforma de instalações, aquisição de insumos.
Financiamentos pecuários de Investimento, destinados a formação de pastagens, construção de instalações para a bovinocultura de leite, aquisição de máquinas de demais apetrechos destinados ao desenvolvimento da bovinocultura de leite.
Programa Rio Ovinos
Financiamentos pecuários de Custeio para a reforma e recuperação de pastagens nativas e cultivadas, reforma de instalações, aquisição de insumos, destinados à atividade de ovinocultura.
Financiamentos pecuários de Investimento, destinados a formação de pastagens, construção de instalações para a ovinocultura, aquisição de máquinas de demais apetrechos destinados ao desenvolvimento da criação de ovelhas.
Programa Rio Energia Limpa
Financiamentos pecuários de Investimento, destinados à geração de energia solar (fotovoltaica) em nível de imóvel rural, conectada à rede de transmissão de concessionária pública, a serem implantados em propriedades rurais fluminenses, contemplando a aquisição de painéis solares ou fotovoltaicos, inversores, cabos, eletrodutos, conectores, etc., e a mão de obra técnica para a instalação do sistema de geração de energia solar.
Programa Rio Café
Financiamentos pecuários de Custeio para a reforma de instalações, aquisição de insumos.
Financiamentos pecuários de Investimento, destinados à construção de terreiros, tulhas, terraços, caixas secas, etc, aquisição de equipamentos de irrigação, máquinas de demais apetrechos destinados ao desenvolvimento da cafeicultura.
Programa Rio Aves
Financiamentos pecuários de Investimentos fixos e semifixos destinados à adequação das instalações das granjas avícolas, para construção, adequação e reforma das instalações em galpões, depósitos, rede de abastecimento de água e energia, silos, cercas, quebra-ventos e sistemas de desinfecção; aquisição de máquinas, equipamentos e demais apetrechos necessários ao desenvolvimento da avicultura fluminense.
Compareceram ao encontro: Ramon Gidalte (prefeito); Marquinho da Vaca Mecânica (vice-prefeito), Douglas Veloso (secretário de Agricultura e Pesca),Rafael Jardim (vereador), deputados estaduais Vitor Júnior e Deodalto Ferreira, Paulo Renato Marques (presidente da Pesagro), Luis Carlos (presidente da COPAFI/Italva, Silvio Galvão (diretor técnico da Pesagro), Dudu Jardim (Pesagro Macaé), Marcelo Penido (Pesagro)